Sarau das Letras integra alunos no Campus Colorado do Oeste

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 18h07 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 18h07 | Acessos: 2018

sarau letras 2017 colorado 003

O Sarau das Letras animou e integrou alunos e servidores do Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) na tarde de 25 de outubro. O evento contou com diversas apresentações culturais.

Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio realizaram apresentações de poemas estudados ao longo do ano em declamações e performances musicais. Também houve a participação de professores, que puderam apresentar composições próprias e do Coral do Campus Colorado do Oeste, que apresentou uma releitura da música “Imagine”.

O Projeto de Ensino “Sarau das Letras” foi desenvolvido tanto dentro quanto fora da sala de aula. Na primeira etapa, os professores de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna: Inglês e Língua Estrangeira Moderna: Espanhol elencaram os autores brasileiros e estrangeiros a serem lidos, a fim de oportunizar aos alunos a escolha do poema que gostariam de declamar e/ou realizar a performance. Após a pesquisa e leitura, todos os alunos apresentaram seus poemas e foi escolhido o grupo que representaria a turma no evento.

A professora Elaine Rodrigues Nichio, coordenadora das atividades, salientou a importância do projeto para o desenvolvimento da habilidade de leitura. “O ‘Sarau das Letras’ é uma atividade que também oportuniza o contato dos alunos com a literatura e, em especial, com a poesia. Os alunos manifestaram muito interesse e alegria no desenvolvimento de todas as etapas e demonstraram muita criatividade nas apresentações. O projeto contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos alunos e para a integração das disciplinas da área de linguagens”, ressaltou.

A professora também relatou que o projeto está institucionalizado desde 2013, porém tem sido desenvolvido como prática de ensino no campus desde 2012. “Há uma intenção de vincular o projeto ao calendário escolar devido à importância e expectativa dos alunos quanto à sua realização”, comentou a professora Elaine.

O Projeto de Ensino “Sarau das Letras”

O projeto Sarau das Letras é uma atividade que acontece em edições anuais no Campus Colorado do Oeste desde 2012, em sala de aula. A partir de 2013 foi institucionalizado no Departamento de Extensão do campus, sendo a primeira edição do evento realizada no dia 16 de maio de 2013 (http://www.ifro.edu.br/site/?p=16287).

O evento envolve os alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio e do Ensino Superior do campus, bem como servidores e técnicos, além de incluir professores, diretores e alunos de outras instituições de ensino do município de Colorado do Oeste.

O projeto visa motivar os alunos no envolvimento com a leitura e interpretação de textos poéticos, não somente no contato com a mensagem oferecida pelo texto, mas também com a oportunidade de recitação em público, a fim de que com tais práticas desenvolvam sua oralidade e sua expressão artística.

• sarau-letras-2017-colorado-001
  • sarau-letras-2017-colorado-002