Projeto Judô lança aplicativo para smartphones em Colorado do Oeste

Publicado: Segunda, 29 de Fevereiro de 2016, 08h36 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 15h57 | Acessos: 1374

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, lançou seu primeiro aplicativo para smartphones na Play Store do Google, através do Projeto de pesquisa “O Judô e as tecnologias: novas relações entre a sistematização do ensino”. O app, como esses aplicativos são chamados, recebeu o nome de “Projeto Judô Scoreboard”, e já está disponível para acesso via internet.

O aplicativo lançado é resultado do desenvolvimento de parte das pesquisas dos professores de Informática e Educação Física do IFRO, vinculados ao Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depipg), que o Grupo Câmera Escura vem realizando na área educacional. O projeto tem como objetivo estabelecer relações com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), visando à criação de produtos, processos e metodologias que possibilitem a melhora na qualidade das atividades de ensino.

Segundo Glauber Bedini de Jesus, professor de educação física do IFRO, a ideia de criar o app Projeto Judô Scoreboard, veio da necessidade de se ter uma ferramenta capaz de subsidiar o desenvolvimento das aulas de judô ofertadas no IFRO Campus Colorado do Oeste, especificamente para o ensino das regras e das ações de arbitragem da modalidade junto aos alunos.

O produto é inovador e foi criado para ser utilizado no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado da modalidade “possibilita que alunos e praticantes da modalidade tenham o contato com um simulador de um placar utilizado em competições oficiais, podendo desenvolver seus conhecimentos a respeito das regras do judô, assim como as habilidades básicas de arbitragem”, afirmou Glauber.

O Projeto

O Projeto Judô foi desenvolvido no Instituto Federal de Rondônia Campus Colorado do Oeste, por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPIPG), onde, desde 2011, Glauber realiza o ensino do judô.

O Projeto também possui um canal de vídeos no YouTube, que foi lançado oficialmente em novembro de 2015 em Colorado do Oeste.

Conheça mais sobre o projeto através do canal no You Tube e da página no Facebook