Colorado do Oeste realiza Semana de Educação para a Vida

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 18h28 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2017, 18h36 | Acessos: 3891

educacao vida ifro col 2017 071

“Viver bem: uma questão de atitude”. Este foi tema central da Semana de Educação para a Vida realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, entre os dias 12 a 15 de setembro de 2017.

O objetivo do evento foi a conscientização e reflexão sobre várias temáticas não diretamente inseridas no currículo obrigatório, debatendo temas relevantes para a formação acadêmico-cidadã dos alunos. Neste ano, o evento contou com palestras e apresentações culturais para os cursos diurnos e noturnos do campus.

Atividades

A abertura do evento foi integrada com a recepção dos alunos que retornaram do recesso escolar e dos novos acadêmicos dos cursos superiores que ingressaram no segundo semestre letivo de 2017. Durante a recepção, as direções e departamentos do campus se apresentaram e deram as boas-vindas. A Diretora-Geral do campus, professora Larissa Jardim, realizou a acolhida, apresentando os professores que foram recentemente escolhidos como coordenadores dos cursos e ressaltando a relevância dos diversos temos abordados no evento. “A educação para a vida inclui muitas coisas, como a inclusão e saber agir com ética no dia a dia, sendo fundamental termos o respeito pelo outro”, comentou.

Os membros do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) também foram apresentados e explicaram quais as atividades que eles realizam e os públicos que o núcleo atende, ressaltando a importância que ele tem para a inclusão destas pessoas no campus.

As palestras realizadas ao longo da semana abordaram temas como o combate contra drogas lícitas e ilícitas, realizada pela Polícia Militar de Colorado do Oeste; sobre o trânsito, realizada pela CIRETRAN; sobre Noções de Primeiros Socorros, realizada pelo enfermeiro do IFRO, Joacir Lourenzoni; e sobre Violência contra a Mulher e Lei Maria da Penha, realizada pela equipe do Tribunal de Justiça (TJ) de Colorado do Oeste. Outra atividade que marcou a semana foi a palestra sobre DSTs realizada pela equipe da Secretaria de Saúde de Colorado do Oeste, que também realizou testes rápidos de algumas doenças com os servidores e alunos maiores de idade que desejassem realizar o exame.

Houve também a apresentação do projeto de futebol para cegos, desenvolvido pelo professor de Educação Física, Edson Marinho Júnior, com alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio com uma dinâmica em que voluntários foram vendados e percorreram parte do campus com o auxílio dos alunos do projeto, que atuaram como guias.

Na área cultural, um teatro de fantoches discutiu o consumo de drogas e bebidas alcóolicas. Alunos da escola Marcos Aritana da APAE de Colorado do Oeste realizaram uma apresentação musical, uma exposição de bonecos confeccionados por eles, e prestigiaram o evento.

O grupo “Mãos que Falam” da Igreja Adventista do Sétimo Dia e a Escola Estadual Manuel Bandeira realizaram durante o evento apresentações culturais em Libras. Essas apresentações foram elogiadas pela comunidade surda que participou do evento.

Os acadêmicos dos cursos noturnos também participaram do evento, sendo recepcionados para o novo período letivo e prestigiando a palestra sobre Inteligência Emocional, realizada pela psicoterapeuta Daiana Pazinato, e a apresentação artística de violões do grupo musical Cadência Perfeita.

Avaliações

Mariana Cabecioni, Chefe do Departamento de Assistência ao Educando (DEPAE) e presidente da organização do evento, enfatizou que as atividades realizadas ao longo da semana foram muito proveitosas para a formação cidadã dos estudantes. “Foi muito bom realizarmos este evento, pois é grande a nossa satisfação em trazer estes temas relevantes para o debate com os alunos. Por isso, é importante sempre realizarmos este evento, já que buscamos realmente atender a proposta dele: realizar uma educação para a vida. E é preciso agradecer a equipe organizadora, que foi muito disposta a garantir que o evento fosse um sucesso, e todos que realizaram as palestras e apresentações ao longo da semana”, destacou.

As alunas do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Diana Camila e Ketlyn Cardoso, elogiaram o evento, relatando os pontos que acharam mais interessantes. Diana considerou que os conteúdos trabalhados foram muito relevantes para os jovens, como o exemplo das questões sobre bebidas alcoólicas discutido na palestra sobre combate às drogas. “Nós tivemos um aprendizado importante, pois nunca sabemos se vamos vivenciar algumas das situações discutidas nesta semana. Além disso, atividades assim servem para incentivar os jovens a terem uma vida mais saudável em todos os aspectos”, avaliou Diana.

Já Ketlyn destacou a palestra sobre violência contra a mulher. “É interessante conhecermos isso, pois muitas vezes não sabemos como lidar com situações assim caso nos deparemos com elas. E, como estudantes, também podemos levar este conhecimento para outras pessoas”, considerou a aluna.

• Logo-SEPV-2017
  • educacao-vida-ifro-col-2017-003