Alunos de Colorado vivenciam de olhos vendados desafios de acessibilidade

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 09h37 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h01 | Acessos: 3983

Alunos de Colorado jogam bola com olhos vendado

Alunos dos segundos anos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) vivenciaram ao longo do segundo bimestre letivo os desafios da inclusão e acessibilidade de deficientes visuais. Os estudantes realizaram diversas tarefas estando vendados.

O projeto fez parte da disciplina de Educação Física, ministrada pelo professor Edson Gomes Marinho Junior. Ele explicou que essa vivência foi trabalhada de duas formas, tanto dentro quanto fora de quadra. Em quadra os alunos praticaram atividades esportivas como o Futebol de 5 para cegos, modalidade que tem adaptações, como a bola que tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. E fora de quadra, também com as vendas nos olhos, eles realizavam atividades cotidianas tanto o deslocamento entre lugares como tarefas práticas, até mesmo as refeições.

“Formando duplas, metade da turma ficava vendada e outra metade servia de guia. E os grupos se alternam para que todos vivenciassem ambas as experiências. Esse foi um trabalho de adaptação ao meio no qual os alunos puderam realmente vivenciar qual o real significado de inclusão e acessibilidade”, relatou o professor.

• Alunos_de_Colorado_com_olhos_vendados_em_diversas_atividades_1
  • Alunos_de_Colorado_com_olhos_vendados_em_diversas_atividades_2