Alunos de Colorado desenvolvem trabalho sobre Colonização de Rondônia

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 12h11 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h01 | Acessos: 3077

Colorado estuda Colonização de Rondônia 1

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, apresentaram resultados de pesquisa sobre a Colonização de Rondônia no dia 17 de agosto. Os trabalhos foram desenvolvidos no segundo bimestre letivo de 2017, como parte do projeto interdisciplinar de ensino “Integrar para não entregar: processo de colonização de Rondônia no contexto da ditadura militar”.

O projeto interdisciplinar envolveu duas turmas do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária: do 1º ano B com a disciplina de Legislação e Políticas Agropecuárias e do 3º ano D com a disciplina de História. Pôde-se demonstrar aos alunos durante o projeto como foi a ocupação do estado de Rondônia, bem como elencar os motivos para que isso ocorresse. Trazendo informações desde a criação e ocupação do Território Federal de Rondônia, como a promulgação do Estatuto da Terra, até os tipos de programas de assentamento e colonização adotados. Os professores dividiram as turmas em 12 grupos de trabalho, em que os alunos abordaram diversas temáticas. Ao final, eles produziram vídeos para apresentar suas pesquisas aos colegas de ambas as turmas.

O professor de História, André Luís Monteiro Ferreira Lopes, explicou como houve a interdisciplinaridade do projeto. “Buscamos integrar neste projeto as duas facetas do processo de colonização, tanto a histórica quanto a legal. Na parte de História, mostramos aos alunos o contexto histórico de como aconteceu o povoamento de nossa região desde um contexto mais amplo, apresentando a Ditadura Militar e em que ela foi responsável neste processo de colonização. E os dois aspectos foram trabalhados nas duas turmas, tanto Legislação quanto História”, relatou.

Para o professor da disciplina de Legislação e Políticas Agropecuárias, Rodrigo Sasset Parizotto, foi grande a contribuição do projeto na formação dos estudantes. “Esse projeto foi muito importante para os alunos conhecerem inclusive a história das próprias famílias, saberem os motivos que as fizeram vir para nosso Estado. Muitas famílias vieram para cá não sem rumo, mas a partir de incentivos do governo. Agora eles conhecem os principais marcos históricos e legais que levaram ao povoamento de nossa região, como o Estatuto da Terra, de 1964, que foi um incentivo ainda maior para a vinda de pessoas para o então Território de Rondônia. E também que o Projeto Integrado de Colonização (PIC) Paulo de Assis Ribeiro que foi o quarto do estado e originou Colorado do Oeste, sendo uma referência no desenvolvimento na região do Cone Sul de Rondônia”, relatou o docente.

• Colorado_estuda_Colonização_de_Rondônia_1
  • Colorado_estuda_Colonização_de_Rondônia_2