Alunas de Colorado se classificam para final da Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 18h49 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h01 | Acessos: 5735

Campus Colorado 2

Uma equipe de alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, classificou-se para a fase final da 7ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A etapa será realizada no Campus Barbacena do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais entre os dias 1 e 3 de setembro de 2017.

Esse é o segundo ano consecutivo em que a equipe classifica-se da final da OBAP. As alunas Andressa Valendorff, Danielly dos Santos, e Jéssica Helena Serafim, do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, afirmaram estar animadas e ansiosas para a competição.  “Esta é uma oportunidade única, pois este é um evento de grande importância relacionado à nossa área. Pretendemos trazer uma medalha para o campus”, comentou Danielly.

A equipe foi acompanhada na primeira fase pelos professores Flávio Caldeira e Heros Targanski. Flávio salientou o destaque que as alunas tiveram naquela fase, realizada de 1º a 03 de agosto. “Na primeira fase, a equipe ficou em 9º lugar na classificação nacional, competindo com mais de 500 equipes do Brasil, das quais apenas 50 irão para a fase final”, informou.

Na segunda fase, as alunas apresentarão um pitch sobre turismo rural, dentre outra atividades, e serão acompanhadas pelo professor Fagton Negrão. O professor ressalta que “o principal objetivo é ajudar na formação do conhecimento de nossos alunos, preparando-os para o mercado de trabalho. E a participação nesta olimpíada é um grande incentivo ao aprendizado”.

A OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico “Recursos Naturais” de todo Brasil. Há duas modalidades de participação: integrada/concomitante (alunos que estão cursando o ensino médio e o ensino técnico) e subsequente (alunos que já concluíram o ensino médio e cursam somente o curso técnico).

O objetivo da OBAP é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles. A fim de promover uma maior produção de inovações tecnológicas e desenvolvimento regional, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

A competição ocorre em duas fases, sendo a primeira virtual e a segunda presencial. Na primeira fase os alunos respondem provas com questões de múltipla escolha. Já a segunda fase, presencial, envolve provas práticas e teóricas. Mais informações na página oficial da OBAP: https://obap.ifsuldeminas.edu.br/

• Campus_Colorado__1
  • Campus_Colorado__2