Acadêmicos do Campus Colorado realizam exposição sobre agrotóxicos em Cerejeiras

Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 18h46 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h03 | Acessos: 2440

exposicao agrotoxicos 003

Acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste realizaram uma exposição de pôsteres sobre agrotóxicos na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, no município de Cerejeiras, em julho. Na atividade de extensão, os alunos do primeiro período do curso expuseram os pôsteres e divulgaram informações acerca dos agrotóxicos, desde a sua origem até formas alternativas de produção sem o uso de produtos químicos.

O trabalho foi realizado sob a coordenação dos docentes Maria Lúcia Colombo, José Elias de Almeida e Jesus Rodrigues da Penha, sendo ligado à disciplina de Comunicação e Linguagem. Divididos em grupos por temas, os acadêmicos realizaram pesquisas, escreveram texto descritivo-informativo e produziram pôster na forma de banner e folder.

A professora Maria Lúcia comentou a escolha da escola de Cerejeiras para a apresentação da pesquisa. “Optamos por uma escola em Cerejeiras, a estadual Tancredo Neves, com 200 alunos do Ensino Médio, uma vez que é um município agrícola, produtor principalmente de soja, milho, sorgo e arroz, de forma que o conteúdo destes trabalhos contempla o contexto desses alunos”.

Maria Lúcia também ressaltou a importância da atividade na formação dos acadêmicos do IFRO. “Este trabalho oportunizou aos acadêmicos a experiência real de comunicação oral e divulgação do seu próprio material produzido, de modo a despertá-los para o desenvolvimento do pensamento de que o conhecimento produzido na graduação deve beneficiar e melhorar a vida da comunidade”, afirmou.

A supervisora da Escola Tancredo Neves, Jacqueline Castelaci, agradeceu os acadêmicos pela apresentação dos trabalhos, reforçando sua importância aos alunos daquela escola. “Essa atividade, além de divulgar o trabalho realizado pela instituição, contribui para reforçar e ampliar os conhecimentos e incentivar os alunos do Ensino Médio a ingressar em um curso superior”.