Seminário para jovens rurais é realizado no Campus Colorado do Oeste

Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2017, 16h24 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h01 | Acessos: 3046

Colorado do Oeste 2

O I Seminário de Inserção dos Jovens Rurais nas Políticas Públicas foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste na sexta-feira, 04 de agosto. O evento buscou promover o protagonismo juvenil, estimulando a sucessão rural, sendo fruto de parceria do IFRO com Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Prefeitura Municipal e outras instituições.

Participaram do Seminário mais de 320 pessoas, especialmente jovens estudantes das escolas municipais coloradenses Clair da Silva Weyh, Dom João VI, e Getúlio Vargas, e das estaduais Paulo de Assis Ribeiro (de Colorado do Oeste) e Álvares de Azevedo (de Vilhena), além de alunos do IFRO Campus Colorado do Oeste.

Os jovens participaram de palestras e debates que abordaram as várias políticas públicas e oportunidades que focam na permanência dos jovens no campo. Foram discutidas a educação inclusiva para os jovens rurais, programas de incentivo à agricultura familiar, outras fontes de renda e agregação de valor aos produtos, empreendedorismo no campo, além de exposição de casos de experiências exitosas.

Francismeire Bonadeu da Silva, subsecretária da Secretaria Municipal de Planejamento, Agricultura e Meio Ambiente (SEMPLAD) de Colorado do Oeste, apontou a importância da participação dos jovens no seminário. “Nós, como entidades públicas, temos o dever de incentivar que os jovens permaneçam no campo oferecendo oportunidades a eles. Queremos mostrar a esses jovens o quanto eles são importantes, ainda mais sendo o Brasil um país agrícola. E essa foi a base das palestras do seminário: mostrar aos jovens as oportunidades que eles podem aproveitar, indicando que órgãos procurar e quais projetos participar para alcançar a melhoria da qualidade da produção das propriedades rurais”, explicou.

Cacildo Viana da Silva, superintendente da Comissão Executiva de Planejamento de Lavoura Cacaueira (CEPLAC) em Rondônia e Mato Grosso, enfatizou a importância do evento e as parcerias para sua realização. “Os jovens são o futuro de nosso país. Então precisamos levar até eles o conhecimento das políticas públicas disponibilizadas para esse público. Para isso, os profissionais que realizaram as palestras foram bem preparados para expor esses conteúdos. Por isso também, ficamos felizes de realizar este Seminário em parceria com o IFRO, que mostrou estar estruturado e capacitado para trabalhar com esses jovens, pois é somente com parcerias assim que conseguimos realizar um evento deste nível e contar com a participação desta quantia de jovens rurais”, considerou Cacildo.

Margarida Pereira de Souza Silva, professora da Escola Clair da Silva Weyh, da zona rural de Colorado do Oeste, elogiou o evento. “Os conteúdos trabalhados foram ótimos, pois são voltados ao público da zona rural. Por isso, trouxemos mais de 60 alunos para participarem deste seminário, pois percebemos que esta é uma oportunidade de ensinarmos nossos jovens a empreender no meio rural e ficarem em nosso município”, avaliou a professora.

Francismeire também enfatizou a relevância das parcerias firmadas para o evento. “Foi ótimo contarmos com a participação de várias escolas no seminário. No IFRO, muitas questões rurais são abordadas em sala de aula, porém em outras escolas esse tipo de trabalho nem sempre pode ser realizado. Então, foi muito bom realizarmos o evento no IFRO, trazendo estes jovens para conhecerem a instituição, inclusive para despertar o interesse em estudar no Instituto para se especializarem”, comentou.

José Elias de Almeida, professor do IFRO e palestrante no evento, avaliou como positivas as atividades. “Muitos jovens rurais não têm o conhecimento da existência das politicas públicas para a educação. Entendo que um dos papéis do poder público, além de garantir uma educação de qualidade, é colocar o jovem rural a par da existência das políticas públicas e criar condições para que eles possam ter efetivamente acesso às mesmas”, considerou o professor.

Realização

O evento foi realizado pelo IFRO Campus Colorado do Oeste em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Comissão Executiva de Planejamento de Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e Prefeitura de Colorado do Oeste, contando com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia (SEAGRI-RO), Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER-RO), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Rondônia (FETAGRO).

• Colorado_do_Oeste_1
  • Colorado_do_Oeste_10