Alunos do Campus Colorado fazem teste de proficiência de língua inglesa

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2017, 19h32 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h01 | Acessos: 2770

Campus Colorado do Oeste 2

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizaram em junho o teste de proficiência de Língua Inglesa TOEIC Bridge. O teste foi aplicado para mais de 90 alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, pelo Centro de Idiomas do campus.

Para ajudar na preparação, o Centro de Idiomas do Campus ofertou uma oficina com o objetivo de apresentar o formato do teste aos alunos. A atividade foi elogiada pelos estudantes que realizaram o teste. “Esta prova não é fácil, mas também não é difícil se você prestar bastante atenção. Por isso, o preparo que tivemos durante a oficina ajudou muito”, falou a aluna Taismara Pereira Siqueira, do 1º ano A, que complementou dizendo: “E esse tipo de teste é uma ótima oportunidade para testarmos nosso nível de inglês, além de que com ele podemos obter uma certificação de proficiência, que com certeza é importante para nosso currículo”.

Laura Borges Nogueira, da Assessoria de Relações Internacionais (ARINT) do IFRO, participou da aplicação do teste e enfatizou os benefícios da realização do teste. “Essa foi uma oportunidade que eles tiveram de fazer um exame de proficiência reconhecido internacionalmente e também de forma gratuita, sem precisarem se deslocar para outras cidades. E mesmo para os alunos que não têm um conhecimento aprofundado da língua inglesa, é interessante já ter o contato com esse tipo de exame, que segue o mesmo padrão de outros testes de proficiência de idiomas. O teste também serve como uma auto avaliação do conhecimento de língua inglesa nas habilidades de compreensão auditiva e leitura”, comentou.

A professora de Língua Inglesa do Campus, Maria Helena Ferrari, que realizou a oficina preparatória e participou da aplicação, comentou sobre a importância deste teste. “Estamos orgulhosas pelo IFRO ser um centro aplicador de testes de proficiência de nível global, como o TOIC BRIDGE e também o TOEFL. Este teste aplicado é de nível básico de inglês, diferente do TOEFL, que é para níveis acadêmicos. Porém, ele pode servir como critério de pontuação nos programas de internacionalização do IFRO que requeiram proficiência de língua inglesa”.

A professora Maria Helena também ressaltou que saber uma língua estrangeira é importante para a vida acadêmica e profissional, em geral. Por isso, o Centro de Idiomas do Campus Colorado do Oeste pretende ofertar no segundo semestre de 2017 cursos FIC de Língua Espanhola, Língua Inglesa para conversação, e Inglês Instrumental.

O Teste TOEIC Bridge

O TOEIC Bridge é um teste de proficiência em língua Inglesa para pessoas cuja língua materna não é o Inglês. O teste foi desenvolvido para candidatos do nível iniciante até o pré-intermediário. O teste é adequado a alunos ou qualquer pessoa que use o idioma inglês para estudos, trabalho ou viagem.

O teste TOEIC Bridge é um teste de uma hora, de múltipla escolha, composto por 100 questões, divididas em duas seções: Listening (que afere o quão bem o candidato compreende o inglês falado) e Reading (que é uma seção de leitura em duas partes que testa o quão bem o aluno entende inglês escrito).

• Campus_Colorado_do_Oeste_1
  • Campus_Colorado_do_Oeste_2