Dia do Zootecnista: IFRO expande atuação com novo curso em Colorado e Cacoal

Publicado: Sexta, 12 de Mai de 2017, 13h16 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 15h59 | Acessos: 2504

banner

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campi Colorado do Oeste e Cacoal, iniciaram neste ano as primeiras turmas do curso superior de Zootecnia. A profissão, que tem data comemorativa neste sábado (13 de maio), possui mais de 50 anos de reconhecimento no Brasil. A data é comemorada anualmente para relembrar o dia da inauguração do primeiro curso de Zootecnia no Brasil, no Rio Grande do Sul, em 1966.

No curso ofertado pelo IFRO observou-se, entre os vários cenários, que o crescimento do setor de serviços e produtos para pets reflete positivamente na geração de emprego para o zootecnista, que pode atuar na indústria de alimentos animais. Além disso, a qualidade da carne e outros produtos de origem animal é igualmente fundamental para manter as exportações brasileiras, assim como o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente em relação ao sabor, controle sanitário, valor nutritivo da carne que consome e em relação às condições de criação dos rebanhos, especialmente, de suínos, gado de corte e leite, e de aves.

Conforme o Pró-Reitor de Ensino, Moisés José Rosa Souza, “o curso de Zootecnia ofertado pelo IFRO, nos campi Colorado do Oeste e Cacoal, iniciou neste primeiro semestre de 2017, com o objetivo de atender a uma demanda da região, bem como expandir a atuação da instituição. Os dois campi ofertantes são de perfil agrícola, o que ratifica a importância da oferta para a localidade e justifica a grande procura de candidatos no processo de ingresso ao curso”.

Os principais empregadores são fazendas, empresas agropecuárias, cooperativas rurais e de crédito, indústrias de nutrição animal, laticínios, frigoríficos, empresas de pesquisa, universidades e zoológicos. O zootecnista também pode atuar nas áreas de nutrição animal, zootecnia de precisão, bioclimatologia e bem-estar animal. “É salutar destacar, ainda, que 87% do corpo docente do curso, ofertado no Campus Colorado do Oeste, é composto por mestres e doutores; já o percentual de docentes do curso do Campus Cacoal, com essas titulações, chega a 96%. Soma-se a isso ao empenho notado dos envolvidos com a oferta do curso. Nesse turno, é possível afirmar que não há dúvidas de que o curso em médio prazo se tornará referência na região”, ressalta Moisés Souza.

Aulas inaugurais
No Campus Colorado do Oeste, a aula inaugural foi realizada no último dia 24 de abril. A Diretora-Geral do Campus, professora Larissa Ferraz Bedôr Jardim, ressaltou que a Zootecnia é uma área de futuro promissor. Ela motivou os acadêmicos, destacando o potencial do campus, citando histórias de egressos de outros cursos que hoje são grandes profissionais, inclusive trabalhando no próprio IFRO. “Queremos que acreditem no potencial de cada um, pois todos são capazes de transformar o mundo”, destacou.

No Campus Cacoal, a aula inaugural do primeiro curso em regime de bacharelado em Zootecnia oferecido pela unidade ocorreu em 7 de fevereiro. A coordenadora do curso, Isis Foroni, comemorou o início das atividades prevendo a formação de bons profissionais nesta área. “Temos um quadro de professores gabaritados e com experiência tanto técnica quanto didática. Para nós, que sonhamos e trabalhamos arduamente por esse curso, mesmo antes dessa primeira aula, é motivo de alegria perceber que a graduação de Zootecnia se tornou realidade em nosso campus”, disse.