Grupo de Pesquisas Espaciais de Colorado do Oeste realiza pesquisa em Reserva Biológica

Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2017, 18h01 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 15h59 | Acessos: 3936

GREES Campus Colorado do Oeste 5

O Grupo de Pesquisas Espaciais (GREES) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realiza desde fevereiro de 2017 uma pesquisa de campo na Reserva Biológica do Jaru (REBIO Jaru). O estudo visa compor um banco de dados georreferenciados para desenvolvimento de pesquisas do GREES.

A área de estudo possui uma parcela RAINFOR (Protocolo Rain Forest) com árvores que estão sendo monitoradas para avaliação sazonal da floresta, pela abordagem do continuum solo-planta-atmosfera. Nesses trabalhos foram utilizados equipamentos de posicionamento global (GPS), de alta precisão (L1L2), que utilizam os sistemas GLONASS e GALILEO no levantamento de pontos georreferenciados. Estes dados serão utilizados na calibração das imagens de satélite que irão compor o banco de dados do GREES.

Liderado pelos docentes Valdir Moura e Ranieli dos Anjos de Souza Muler, o GREES objetiva a consolidação de pesquisas que têm como foco estudos ambientais em diferentes escalas, vistas sob uma perspectiva espacial que integra diversos sistemas e satélites que interagem com as interfaces da biosfera, para a compreensão dos fenômenos ambientais que nela se manifestam. Segundo Valdir, este é um Grupo de Pesquisas inédito no estado de Rondônia, visando preencher uma lacuna em termos de análise geográfica nos campos florestais, agrícolas, ambientais e urbanos.

“Para a realização deste estudo foi fundamental o apoio da equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) e da Equipe Diretora do IFRO Campus Colorado do Oeste que não mediu esforços, a fim de que o trabalho pudesse ser realizado”, ressalta Ranieli.

• GREES_Campus_Colorado_do_Oeste_1
  • GREES_Campus_Colorado_do_Oeste_2