Colorado realiza 3º Ciclo de Palestras de Produção de Feijão, Milho, Soja e Sorgo

Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 08h47 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 15h59 | Acessos: 2958

Ciclo de Palestras realizado em Colorado 6

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizou o 3º Ciclo de Palestras da disciplina de Produção de Feijão, Milho, Soja e Sorgo, do curso de Engenharia Agronômica. Realizado na quinta-feira, 23 de março, o evento teve como palestrantes pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Jaboticabal.

Nesta edição, as palestras foram focadas na temática da Mecanização Agrícola, objetivando aproximar os acadêmicos de informações técnicas e práticas de campo que serão importantes para sua formação profissional. Também foi realizada mesa redonda com os palestrantes para debate e esclarecimento das dúvidas dos participantes.

O acadêmico de Engenharia Agronômica, Elias Moreira Lima Júnior, avaliou que o evento foi muito bom, pois os temas foram muito importantes para sua formação. “Precisamos estar bem informados sobre essa área e os avanços que estão acontecendo no setor, pois nossa região tem alto potencial agrícola, porém com escassez de profissionais com formação específica nesta área”, considera.

Os avanços tecnológicos na mecanização agrícola foram abordados na palestra ministrada pelo professor da UNESP, Rouverson P. da Silva. Ele afirmou que vir de São Paulo até Rondônia foi uma oportunidade ímpar. “Tenho muitos alunos nos programas de pós-graduação da UNESP que são de Rondônia e que me fizeram desejar conhecer o Estado”, explica. O professor também pôde conhecer o Campus Colorado do Oeste e a região, ficando admirado com o que viu. “A estrutura do Campus me surpreendeu positivamente, assim como a estrutura das fazendas da região, pois possuem uma agricultura bem tecnificada, comparável a do Mato Grosso, que é referência em tecnologia e mecanização. Então, essa visita nos ajudou a quebrar alguns paradigmas, já que nós que ficamos na região centro-sul do país às vezes temos uma visão distorcida da realidade agrícola da região norte, especialmente no que diz respeito à mecanização”, comenta.

Já as novas tendências do plantio mecanizado da cana-de-açúcar foi o tema trabalhado na palestra do pesquisador e doutorando do programa de pós-graduação em Agronomia da UNESP, Lucas Augusto da Silva Gírio. “Foi muito gratificante vir palestrar aqui, pois nós trazemos informação e conseguimos aprender muitas coisas também”, afirma. Ele também elogiou a estrutura do IFRO, comentando que “o Campus já tem uma estrutura consolidada e continua se expandindo, tendo capacidade para desenvolver pesquisas de alto nível”.

O Ciclo de Palestras é organizado por alunos e professores, em conjunto com a Coordenação do Curso de Engenharia Agronômica. Para o professor da disciplina de Produção de Feijão, Milho, Soja e Sorgo, Rafael Henrique, “a atividade foi extremamente exitosa, pois os alunos puderam receber informações acerca de atualidades no setor de mecanização agrícola de pesquisadores renomados e ainda tiveram a oportunidade de trocar experiências e terem um contato próximo nas discussões na mesa redonda. Atividades como esta servem para fortalecer o currículo profissional dos acadêmicos do nosso curso”.

• Ciclo_de_Palestras_realizado_em_Colorado_1
  • Ciclo_de_Palestras_realizado_em_Colorado_10