Campus Colorado realiza I Colóquio de Biologia

Publicado: Quarta, 28 de Setembro de 2016, 10h29 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h03 | Acessos: 2443

Campus Colorado Colóquio 4O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste promoveu em setembro, o I Colóquio de Biologia com o tema “Biodiversidade e Equilíbrio Natural: Valorizando e Construindo Saberes”.

A coordenadora do evento, professora Natália Conceição, explicou que o tema deste ano remeteu à valorização de todas as formas de vida, sem distinção e sem acrescentar mais valor e importância a alguma em particular, reconhecendo a função de todos para o equilíbrio no planeta e desmitificando a imagem do homem como superior a todos os demais seres vivos. “Afinal, somos apenas mais uma espécie entre as milhares que compõe a Biosfera”, salientou.

Os acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas participaram de várias atividades, como palestras, minicursos, oficinas, e mesas redondas. Além disso, eles realizaram a exposição de pôsteres e trabalhos desenvolvidos por eles para toda a comunidade do campus.

Na abertura do Colóquio, realizada no auditório do campus, foram ministradas palestras que abordaram os temas “Biodiversidade” e “Agrobiodiversidade”, enquanto no saguão os acadêmicos apresentaram os produtos e cultura de cada região brasileira.

Durante a semana, os acadêmicos puderam participar de minicursos de diferentes áreas de conhecimento, como de Entomologia, Fenologia de Plantas (Botânica), Confecção de dardos tranquilizantes para zarabatana, Educação Inclusiva (Libras), Biologia Celular e Fungos micorrízicos. Além dos minicursos, os alunos participaram de Oficinas de Evolução, Micropropagação de plantas e de Planos de Ensino.

Durante o evento, também ocorreram mesas redondas sobre as “Experiências do IFRO em ações de mobilidade estudantil”, ministradas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e sobre “Os caminhos do estágio no âmbito do IFRO”.

• Campus_Colorado_-_Colóquio__1
  • Campus_Colorado_-_Colóquio__10