Campus Colorado oferece curso de software de Formulação de Dietas para Suínos a estudantes de Zootecnia

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 17h57 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 17h57 | Acessos: 207

Curso Dietas para Suínos com software PostO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realiza no mês de outubro o curso “Formulação de Dietas para Suínos utilizando o software Formulamix®”. A formação é voltada a estudantes de Zootecnia da unidade, é gratuita e tem vagas limitadas, com inscrição aberta até 8 de outubro.

O curso objetiva capacitar os participantes na elaboração de dietas balanceadas para suínos nas diversas fases de produção com o uso de um programa de computador especializado nesta função. A capacitação é organizada por Clodoaldo Tardocchi, Professor de Zootecnia do Campus Colorado, que tem experiência em suinocultura e nutrição animal, incluindo Mestrado em Nutrição e Produção Animal e Doutorado em Zootecnia.

O docente conta que será utilizada a versão gratuita do software Formulamix®, uma ferramenta específica para a formulação de rações para não-ruminantes. Neste programa, os acadêmicos terão acesso às principais funcionalidades relacionadas à formulação de ração para monogástricos. Com isso, terão práticas de formulação de dietas para todas as categorias produtivas de suínos.

O curso é gratuito e terá carga horária total de 20h. São ofertadas 10 vagas, que são exclusivas a estudantes da graduação em Zootecnia do Campus Colorado do Oeste. Entre os pré-requisitos para participar estão a aprovação na disciplina de Nutrição de Não-Ruminantes (NP 504) e conhecimentos básicos de informática.

As inscrições são gratuitas e on-line e vão até o dia 08 de outubro, por meio do site: https://suap.ifro.edu.br/eventos/inscricao/316. Devido às vagas limitadas, o professor solicita às pessoas interessadas que se certifiquem se poderão participar de todas as aulas antes de efetuar a inscrição.

Esse curso acontecerá nos dias 09, 11, 16, 18 e 23 de outubro no Laboratório de Informática Térreo. Nas quartas-feiras as aulas serão no turno da tarde, das 13h às 17h, e nas sextas-feiras as aulas serão no período da manhã, das 07h30 às 11h30. Haverá certificado de participação, o qual poderá ser utilizado para abono de faltas, no caso de conflitos de horários com aulas regulares.

O organizador do curso, professor Clodoaldo, destaca a importância da capacitação: “o domínio de ferramentas tecnológicas, como softwares, auxilia e maximiza os trabalhos de elaboração de dietas ajustadas para as diversas fases de produção de suínos. Assim, o curso de formulação de ração permitirá aos discentes de Zootecnia a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre as exigências nutricionais de suínos e desenvolver habilidades para elaboração de dietas balanceadas”.