Campus Colorado do Oeste abre seleção para Programa de Monitoria

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2024, 17h58 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2024, 17h58 | Acessos: 348

banner site selecao monitoria coloradoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, está com inscrições abertas para o processo de seleção do Programa de Monitoria. Estudantes dos cursos técnicos e de graduações matriculados no campus podem se candidatar para auxiliar no programa e receberem auxílio financeiro.

O programa terá vigência de outubro a dezembro de 2024. Estudantes selecionados deverão desenvolver oito horas de atividades semanais em períodos determinados pelo orientador da monitoria. Estudantes monitores receberão um auxílio financeiro mensal de R$ 200,00 ao longo dos três meses de vigência do programa.

Estão disponíveis 54 vagas, distribuídas entre diversas disciplinas e laboratórios. Essas vagas atendem tanto aos estudantes dos cursos técnicos integrados quanto aos das graduações ofertadas no campus. Algumas vagas são abertas para estudantes de diferentes cursos, enquanto outras são específicas para determinados cursos, com critérios de participação variados. O quadro de vagas, com todos os detalhes, está no Edital 30/2024/COL, disponível em: https://bit.ly/ifrocol-2024-30

Para participar da seleção é preciso preencher o formulário de inscrição on-line enviando cópia digital do histórico escolar. Cada estudante poderá inscrever-se em apenas uma monitoria. Em caso de múltiplas inscrições, apenas a última será considerada. A inscrição estará aberta até 8 de setembro, devendo ser feita pelo formulário eletrônico: https://forms.gle/3fcWpz79YJEUZQcM7

A seleção dos estudantes bolsistas será baseada na maior nota obtida na disciplina para a qual se candidataram. Além disso, o candidato deve estar regularmente matriculado e atender aos requisitos descritos no edital. Os estudantes classificados que não forem contemplados dentro das vagas estabelecidas ficarão em cadastro reserva. O resultado final será publicado em 20 de setembro, com início previsto para a monitoria em 30 de setembro.

Monitoria

O Programa de Monitoria faz parte da Política de Assistência Estudantil do IFRO, sendo uma iniciativa que busca superar dificuldades de aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos e de graduação do Campus Colorado do Oeste, utilizando diferentes recursos para elevar o desempenho acadêmico dos estudantes.

A monitoria consiste no apoio dos estudantes aos professores em disciplinas ou laboratórios que demandam colaboradores com conhecimentos específicos, habilidades interpessoais e disposição para desenvolver planos de trabalho. Ela tem a finalidade de promover o acompanhamento e a instrução suplementar de estudantes no exercício das atividades de rotina, de reforço escolar, de recuperação de estudos e outras formas de apoio colaborativo. O programa ocorre de forma contínua durante um prazo determinado.

Dentre as responsabilidades do estudante monitor estão: planejar, com o professor orientador, suas atividades de Monitoria, bem como desenvolver as atividades instruídas; elaborar relatórios parciais e final de atividades; e manter regularmente seus estudos. A lista completa de atribuições e modelos de documentos estão no edital.

No Campus Colorado do Oeste, esse programa é organizado por meio do Departamento de Apoio ao Ensino (DAPE), seguindo os regulamentos vigentes no IFRO. O Programa para o período letivo atual é regido pelo Edital 30/2024/COL/IFRO, estando disponível na página de Editais de Ensino do campus.