Pesquisas em Rondônia e Mato Grosso impulsionam avanços na agropecuária regional

Publicado: Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 12h04 | Última atualização em Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 12h04 | Acessos: 385

experimento colorado 5A busca por soluções inovadoras na agropecuária brasileira tem encontrado terreno fértil em Rondônia. No coração da região Norte do país, pesquisadores estão conduzindo estudos que prometem revolucionar a forma como se produz forragem e silagem, dois pilares essenciais para a sustentabilidade e a eficiência do setor agropecuário nacional.

Recentemente, três estudos científicos liderados por equipes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, foram publicados em periódicos nacionais e internacionais, trazendo avanços significativos na área. O primeiro deles, publicado na Journal of Experimental Agriculture International em 2023, focou na fertilização do capim Marandu, uma das principais forrageiras utilizadas na pecuária brasileira. Os resultados revelaram que a combinação de fosfatos acidulados com microrganismos solubilizadores de fosfato pode potencializar o rendimento e a qualidade do capim, apontando para uma produção mais eficiente e sustentável.

Outro estudo, dessa vez versando sobre a conservação de forragem, publicado na revista Animals em 2023, investigou a integração entre milho e capim em diferentes modalidades de semeadura para a produção de silagem. As descobertas são promissoras: apesar de não afetarem diretamente a qualidade da silagem, certas práticas de cultivo mostraram influenciar variáveis importantes forragens e as silagens. Uma contribuição valiosa para os produtores que buscam maximizar a eficiência de suas operações.

Por fim, o estudo mais recente, publicado na revista Agronomy, em 2024, concentrou-se nos efeitos do espaçamento e densidade de plantas no cultivo de sorgo para produção de silagem. Os resultados são promissores: o cultivo de sorgo em condições mais adensadas não apenas aumentou a produtividade, mas também melhorou a qualidade da silagem, possibilitando a oferta de um alimento mais nutritivo para o gado.

“Esses estudos oferecem um panorama detalhado sobre como técnicas específicas podem impactar a produção de forragem e silagem, permitindo que os produtores façam escolhas mais assertivas e em suas operações”, ressalta o Professor do IFRO Colorado do Oeste e líder das pesquisas, Rafael Reis.

Para os pesquisadores, esses estudos representam mais do que simples avanços científicos. São passos concretos na direção de uma agropecuária mais eficiente, sustentável e resiliente. “Nossos resultados mostram que é possível conciliar alta produtividade com práticas agrícolas que respeitam o meio ambiente”, destaca Wender Peixoto, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical da UFMT e Engenheiro Agrônomo formado pelo IFRO Campus Colorado do Oeste.

Os resultados ressoam não apenas entre a comunidade científica, mas também entre os produtores rurais e a sociedade em geral. À medida que a demanda por alimentos cresce e os desafios ambientais se tornam cada vez mais urgentes, a pesquisa e a inovação na agropecuária se tornam fundamentais. Em Rondônia, esses estudos representam um importante passo na direção de um setor agropecuário mais sustentável, produtivo e competitivo, oferecendo esperança e inspiração para o futuro da agropecuária brasileira, avaliam os pesquisadores.

Eles ainda destaque que o IFRO tem papel importante neste processo, contribuindo não apenas com a produção e divulgação desses resultados, no ensino, pesquisa e extensão, mas também com a formação de profissionais capacitados para atuar neste crescente mercado do agronegócio.

Os três estudos completos podem ser acessados nos seguintes links:

Combining Fully Acidulated Phosphates with Phosphate-Solubilizing Microorganisms for Urochloa brizantha Fertilization

Is the Integration between Corn and Grass under Different Sowing Modalities a Viable Alternative for Silage?

Sorghum Densification with Changes in Plant Spacing Arrangement: Productivity and Qualitative Characteristics of Silage Material

• experimento-colorado_1
  • experimento-colorado_2