Campus Colorado do Oeste oferta auxílios estudantis para moradia e permanência

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 15h35 | Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 15h35 | Acessos: 1110

PROAP e PROMORE 2024 postO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, abriu o processo de seleção para dois tipos de auxílio financeiro para estudantes da própria unidade: o Programa de Auxílio à Permanência (Proap) e o Programa de Auxílio à Moradia (Promore), para o ano de 2024.

Ambos os programas são destinados exclusivamente aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, são avaliados vários critérios, como renda e situação familiar, bens patrimoniais e se estudou em escola pública.

Os programas de auxílio

O Proap é o Programa de Auxílio à Permanência. Ele objetiva o provimento de auxílio financeiro para o custeio do transporte estudantil utilizado para deslocamento ao campus para o ano de 2024. As opções de localização de origem do transporte são: Zona Urbana de Colorado; Zona Rural de Colorado; Cerejeiras (diurno); Cerejeiras (noturno); Corumbiara; e Vilhena. No Proap são ofertadas um total de 208 bolsas de auxílio, com pagamentos previstos para os meses de março a dezembro. A quantia e o valor de bolsas de cada município são detalhadas no edital.

Já o Promore é o Programa de Auxílio Moradia, que objetiva o provimento de auxílio financeiro para o custeio de moradia na cidade sede do campus (Colorado do Oeste) também para este ano de 2024. Neste programa, estudante deve ser oriundo de outras cidades ou da zona rural do município sede do campus e esteja residindo temporariamente no município de Colorado do Oeste para poder estudar. No Promore são previstas um total de 80 bolsas de auxílio mensal no valor de R$ 400,00, com pagamento entre os meses de março a dezembro.

Para participar de qualquer um desses dois programas, a pessoa interessada deve estar regularmente matriculada em um dos seguintes cursos ofertados no campus: Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Zootecnia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Gestão Ambiental, Bacharelado em Medicina Veterinária e Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

Os estudantes podem se inscrever para os dois programas: “Proap Colorado Zona Urbana” e “Promore”, desde que atenda a todos os requisitos do edital, sendo necessário realizar duas inscrições, uma em cada um dos programas.

Procedimentos de participação

Para participar do processo de seleção para esses programas de auxílio estudantil, os interessados devem primeiramente ler o Edital 09/2024, que rege o processo, disponível em: https://bit.ly/ifrocol-2024-09

A inscrição é exclusivamente on-line, feita através do sistema acadêmico do IFRO (SUAP). Na página do edital está disponível um tutorial com o passo a passo da inscrição no Sistema SUAP. A lista de documentos exigidos na inscrição está no item 3 do Edital 09/2024. Destaca-se que no caso de estudante menor de idade é necessária a assinatura de responsáveis nos documentos.

O prazo para realizar a inscrição vai até o próximo dia 4 de março. Candidatos inscritos devem ficar atentos ao prazo de análise documental e correções, que vai até 7 de março. O resultado preliminar está previsto para 11 de março e o resultado final (após recursos) está previsto para 15 de março.

Para critérios de classificação serão observados critérios de vulnerabilidade socioeconômica detalhados em edital. A classificação se dará dentro do quantitativo de vagas. Pode ser convocado o candidato seguinte na ordem de classificação do cadastro reserva, se houver disponibilidade orçamentária e de vagas. Além disso, estudantes contemplados devem observar as condições para manutenção dos auxílios, que são detalhadas no edital.

Para saber mais informações, consulte o Edital 09/2024, disponível em: https://bit.ly/ifrocol-2024-09. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (69) 98169-9383 ou envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..