Campus Colorado do Oeste abre inscrição para curso gratuito de Braile

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 11h24 | Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 11h26 | Acessos: 522

Curso Pontinhos Braile 2024 post v1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, oferta curso gratuito de Braile, que é o sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. O curso será desenvolvido através do Projeto de Extensão “Pontinhos de Braile”.

Voltado para profissionais de educação, estudantes e familiares, o curso disponibiliza um total de 20 vagas. As aulas acontecerão na Escola Paulo de Assis Ribeiro, em Colorado do Oeste (RO), presencialmente, nas quartas-feiras, às 13 horas, com previsão de início em 20 de março. O curso tem duração total de 40 horas.

A inscrição é gratuita e on-line por meio de formulário eletrônico. O prazo de inscrição é até 20 de março. A inscrição pode ser feita em: https://bit.ly/braile-ifrocol-2024

O curso de extensão FIC (Formação Inicial e Continuada), na área de Educação sobre a escrita/código Braile, pretende levar à comunidade de Colorado uma formação de qualidade atrelada às necessidades de pessoal e de conscientização em relação a deficiência visual. Dessa forma, visa atingir pessoas que desejam ampliar seus saberes e dar continuidade aos estudos sobre Braile, aprofundando a formação sobre a escrita dos cegos.

A organização do curso está sendo através de projeto de extensão do IFRO Campus Colorado do Oeste nomeado “Pontinhos de Braile”. O objetivo do projeto é a atualização e formação inicial profissional neste tema. A ação tem apoio de profissionais internos e externos ao IFRO, além de alunos e parceiros do município de Colorado do Oeste. E é fomentado pelo Departamento de Extensão do Campus através do Edital 25/2023.

A Coordenadora do projeto, Renata Souza Santos, destaca que a oferta deste curso de extensão vai ao encontro do que almeja o Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas). “Estamos levando conscientização à comunidade e formação profissional na área de educação sobre a escrita/código Braile. Contaremos com participantes de todas as esferas de educação do município de Colorado do Oeste. O curso será ministrado por profissionais e convidados da área e aluna cega, usuária do código”, explicou a Coordenadora.