Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Artigo sobre o Campus Colorado é publicado em revista de educação

Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 14h40 | Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 14h46 | Acessos: 258

Colorado TCCO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, foi tema de um estudo que passou de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação a artigo publicado. O acadêmico Francinei de Jesus Ribeiro, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (Turma Bio118), publicou o artigo no periódico Cenas Educacionais (CEDU). 

O acadêmico Francinei elaborou o projeto de pesquisa intitulado “Prática docente em tempo de pandemia: um estudo com os professores da educação profissional científica e tecnológica de Rondônia, Campus Colorado do Oeste”, o qual foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do IFRO e foi aprovado. Após a aprovação, a pesquisa foi realizada e constituiu em seu TCC, que é um componente obrigatório a ser cumprido pelo estudante. “O Francinei desenvolveu o seu trabalho com muito empenho e compromisso. Tudo estava sendo encaminhado para que o estudo fosse submetido a uma revista boa na área de educação”, ressalta o Professor de Biologia, Diego Soares Carvalho. Ainda segundo o docente, ao elaborar o TCC e buscar a publicação em revistas relacionadas com a área de formação, o estudante também está melhorando o seu currículo acadêmico e profissional.

O trabalho de Francinei foi orientado pelos professores Diego Soares Carvalho e Gean Carlos de Souza Albuquerque. O Professor Gean é egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do próprio Campus Colorado do Oeste e está finalizando o Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus Cascavel.

 

PUBLICACÃO

O artigo foi publicado no dia 1° de janeiro de 2024, na Revista Cenas Educacionais (CEDU). O periódico foi criado no ano de 2018 e recebeu avaliação B1 na sua primeira participação no Qualis, quadriênio 2017-2020. Ele tem apresentado importante desenvolvimento no índice H5 do Google Acadêmico. O público-alvo da publicação são alunos de cursos de licenciatura e profissionais e pesquisadores da área da educação.

“O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sempre foi o temido dos acadêmicos. Quando iniciei a graduação em 2018 no IFRO Campus Colorado do Oeste presenciei alunos veteranos no maior desespero para a realização deste temido trabalho final. Minha experiência com a escrita do meu TCC foi inicialmente desafiadora, isso porque em primeira instância o tema que eu havia idealizado no terceiro ano de graduação não foi possível o desenvolvimento por conta da instalação da pandemia da covid-19”, diz o agora egresso do IFRO.

“Fiquei sem direção e sem esperanças. Nesta época, eu estava discutindo o tema com o Professor Gean Carlos de Albuquerque Souza e decidimos, em conjunto, elaborar um tema que abordasse a realidade do momento pandêmico que estávamos vivenciando, todos nas suas casas, com aulas remotas e sem contato físico. Iniciamos esse grande desafio, toda a pesquisa aconteceu de forma remota através das ferramentas disponíveis. Para colaborar um pouco mais com essa pesquisa, convidamos o Professor Diego Soares Carvalho (efetivo do IFRO), ele abraçou a causa e então demos prosseguimento à pesquisa. Confesso que não foi fácil, mas também não foi impossível, foi necessário dedicação, organização e muita leitura. Todavia, em nenhum momento meus orientadores me deixaram desfalecer, sempre me incentivando com palavras de ânimo e coragem”, relembra Francinei.

Ainda segundo ele, “a pesquisa passou pelo Comitê de Ética e foi aprovada com êxito. Foram várias versões até de fato termos a versão final. No decorrer desta investigação, já havíamos acordado a possibilidade da publicação em artigo deste TCC. Tudo ocorreu como planejado. Nossa pesquisa foi submetida e aprovada na revista Cenas Educacionais, que tem feito diversas publicações muito relevantes para a educação. Hoje, vendo tudo o que passamos ao longo desta trajetória de pesquisa até a publicação do artigo, digo que valeu a pena não ter desistido pela dificuldade e hoje estamos colhendo os frutos desta pesquisa que com certeza irá instigar novas investigações neste tema”.

O objetivo do trabalho foi fazer uma investigação sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e as dificuldades enfrentadas pelos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste, em sua prática docente em tempo de pandemia e instigar novos estudos buscando uma melhor adaptação da sociedade educacional atual, tendo em vista o uso de plataformas digitais bem como o uso das tecnologias disponíveis.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.