Projeto do Campus Colorado leva ação de licenciandos em Biologia para Escola Paulo de Assis Ribeiro

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 12h31 | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 14h31 | Acessos: 521

Colorado Biologia6O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, desenvolveu o Projeto de Extensão “Dialogando sobre educação sexual com adolescentes e jovens”. A execução ocorreu no dia 24/10/2023, destinado a alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental II e Médio Paulo de Assis Ribeiro, em Colorado do Oeste (RO).

Foram desenvolvidas atividades de extensão que envolveram os acadêmicos do 8º período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO, com a abordagem metodológica de conscientização dos estudantes de ensino médio acerca das formas de contaminação com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), métodos de prevenção de IST, determinação biológica da orientação sexual e gravidez na adolescência. O projeto junto à Turma BIO 120 foi acompanhado pelos Professores Diego Soares Carvalho, Érica Jaqueline Pizapio, Fabio Araújo da Silva, José Elias de Almeida, Roberta Carolina Ferreira Galvão de Holanda e Valéria Ferreira de Aguiar.

Eles desenvolveram ação de curricularização da extensão conforme legislação vigente e a proposta pedagógica curricular do curso, de forma a buscar o aprimoramento da formação pedagógica dos acadêmicos; a integração de conhecimentos de Ciências Biológicas; a aplicação de conceitos-chave das disciplinas sob diferentes contextos e de forma interdisciplinar; a divulgação do conhecimento construído junto à comunidade; a aproximação da Instituição com seu público-alvo e comunidade em geral; a conscientização acerca da importância de cuidados com a saúde; e a aquisição de conhecimentos específicos acerca de educação sexual.

Na avaliação feita pelo Professor Diego, “foi muito bacana perceber o envolvimento dos estudantes na preparação dos slides, na discussão das temáticas abordadas, confecção de materiais para a dinâmica realizada. Além da performance alcançada durante a exposição da temática, interação com os alunos da escola e o desenvolvimento da dinâmica”.

A Professora Roberta considera que os “licenciandos demonstraram competências e habilidades no decorrer da atividade. Estou certa que a aprendizagem foi significativa e que a atividade será rememorada por todos. Foi um despertar para os presentes”.

Também a avaliação do Professor Fabio é positiva. “Foi ótimo ver o quanto os licenciados da turma se dedicaram para apresentar um trabalho tão bem elaborado! Demonstraram um comprometimento exemplar com o projeto e isso refletiu diretamente na qualidade da apresentação. A profundidade do conteúdo e a clareza na comunicação foram pontos fortes que contribuíram para o sucesso do trabalho. Além disso, a maneira como vocês demonstraram domínio sobre o assunto e responderam às perguntas de forma segura e precisa mostrou o nível de preparação e entendimento alcançado. Também demonstraram trabalho em equipe eficiente, o que é crucial para o sucesso do projeto”, observou.

• Colorado-Biologia1
  • Colorado-Biologia10