Estudantes do Campus Colorado do Oeste alcançam conquista na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 13h24 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 13h24 | Acessos: 300

Equipe filhas de apoloEquipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, chega à última fase da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), ocorrida entre 23 de outubro e 18 de novembro. Esta é a primeira conquista de pódio por estudantes do campus, que já haviam comemorando os avanços alcançados em anos anteriores. A olimpíada científica iniciou com mais de 26 mil participantes em todo o território nacional, tendo do IFRO Colorado do Oeste 4 equipes na categoria escola pública/ensino médio.

No transcorrer das fases e tarefas da competição, as questões vão aprofundando as análises quanto ao tema gerador, que neste ano foi “Pelo fim da violência de gênero, em todas as suas dimensões”. Além das questões de cada fase, a ONHB-A também apresenta o desenvolvimento de tarefas, sendo na primeira semana as/os participantes indicaram um exemplo de “violência aparentemente inofensiva” vivenciada por mulheres, na semana seguinte, enviaram uma imagem com legenda desse mesmo tema e na última fase da tarefa escreveram um texto sobre o tema.

A equipe “Filhas de Apolo”, integrada pelas estudantes Ana Eloiza da Silva Alves, Karoline Freitas de Oliveira e Yasmim Gabriely Mello da Silva, do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Colorado do Oeste, participaram com muito afinco e conseguiram chegar à 4ª e última fase obtendo medalha de Prata, um feito inédito para o IFRO que participa ativamente da ONHB e chega pela primeira vez ao pódio.

A Professora de História, Marciane de Souza, ressalta que “o IFRO e o Campus Colorado do Oeste são destaques nacionais na participação na ONHB e ONHB-A. Tivemos 2 equipes classificadas em junho para a final da 15ª ONHB e agora 1 equipe medalha de Prata e 1 equipe medalha de Cristal na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A). Valorizar as conquistas de nossas/os estudantes é como regar uma plantinha, talvez não verei os frutos, mas saberei que aquelas raízes eu ajudei a fincar no solo”.

“Vemos no mapa de medalhistas que a região Norte teve 8 medalhas e Rondônia somente uma, essa representação é poderosa e retrata tanto o esforço e dedicação dessas meninas quanto o trabalho que necessitamos fazer para que efetivamente nossa região esteja maior representada nos próximos anos”, prossegue a docente. A Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos é uma versão da ONHB totalmente on-line, gratuita e disponível para qualquer pessoa acima de 12 anos. O objetivo é ampliar o acesso ao conhecimento sobre a História do Brasil a estudantes e a um público que não está vinculado ao ambiente escolar. A ONHB-A é eliminatória e prevê a entrega de medalhas virtuais.

Conforme Ana Eloiza da Silva Alves, do 1º ano G, “acredito que participar da olimpíada tenha me ensinado, principalmente, a trabalhar em grupo, a estar realmente disposta a escutar o que o outro tem a dizer e interpretar, também passei a reparar nos pequenos detalhes do que realmente estou fazendo, e de que cada palavra importa”.

A estudante Karoline Freitas de Oliveira (2º ano E) destaca que “de forma geral, essa experiência foi extremamente interessante, principalmente por ter proporcionado melhorias significativas nos meus métodos de pesquisa. Participar dessa Olimpíada exigiu eficiência na busca por informações, já que as alternativas das questões possuíam valores distintos e as de maior pontuação demandavam conhecimentos além daqueles obtidos na primeira pesquisa realizada. O aprimoramento das minhas habilidades de pesquisa tem sido uma contribuição significativa para o meu desenvolvimento educacional”.

Ainda segundo a discente, “a Olimpíada aborda assuntos de grande importância, muitas vezes negligenciados, mas que merecem ser ouvidos. Pessoalmente, aprender sobre tópicos que não são abordados no currículo escolar tradicional tem sido extremamente importante em diversos aspectos. Com isso, para a próxima Olimpíada, estou motivada a continuar aprimorando meus conhecimentos e métodos de aprendizado”.

Também do 2º ano E, Yasmim Gabriely Mello da Silva relembra: “conheci a existência da Olimpíada Nacional em História do Brasil, a partir da professora e doutoranda Marciane. Participei da 15° edição neste ano de 2023, não cheguei à final, mas continuei motivada a participar mais vezes. Foi algo que me motivou, pelo fato de que pude conhecer e me interessar por uma nova forma de adquirir conhecimento sobre diversos acontecimentos históricos, que vão além daquilo repassado em sala de aula e que tem o poder de complementar ainda mais minha formação como estudante”.

“Com a Olimpíada, aprendi muito mais sobre como o debate em grupo e as discussões sobre aquilo que cada um concorda, pode nos levar a enxergar através de outras perspectivas. O que consequentemente fez também com que eu desenvolvesse ainda mais meu senso crítico e interpretativo, tudo isso, influenciado pelo desafio que cada fase nos apresentou. Sou inteiramente grata pelos conhecimentos adquiridos, tanto no ramo da disciplina utilizada como foco, quanto na vertente pessoal. Além do nosso desenvolvimento como equipe, que fez com que conseguíssemos concluir e superar cada fase juntas, assim, alcançando o mérito”, completou a aluna.

• Equipe_filhas_de_apolo
  • Mapa_medalhas_Equipes_modalidade_escolar_pública_ensino_médio_2023