Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pesquisa estuda residência estudantil no Campus Colorado do Oeste

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 17h06 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 17h18 | Acessos: 94815

Capa livroA residência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, faz parte dos estudos de doutorado da Professora Rosane Salete Sasset, cuja tese intitula-se “Aprender a viver com o outro: a residência estudantil e as redes de sociabilidade no IFRO Campus Colorado do Oeste/RO (1995-2020)”. A formação foi concluída em 2022, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), com apoio financeiro do IFRO e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Na pesquisa, a docente observou os processos de tecitura das redes de sociabilidade estabelecidas entre os alunos residentes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e o modo como essas redes constituíram uma cultura escolar, com características agrícolas, na unidade do IFRO em Colorado. A unidade nasceu em 1993, quando foi implantada a Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste (EAFCO). No início visava à formação de Técnicos em Agropecuária para levar conhecimento técnico aos produtores rurais que migraram para a região durante o Ciclo da Agricultura e em suas propriedades praticavam a agricultura familiar.

Segundo o estudo, a escola adotava o Sistema de Escola-Fazenda ancorado na tríade Educação x Trabalho x Produção e, nesse sistema, a residência estudantil foi fundamental para a formação dos estudantes e a manutenção da escola. A partir de 2008, com a incorporação da EAFCO ao IFRO, o foco foi para o Ensino, Pesquisa e Extensão, porém o regime de residência estudantil continuou a existir. A docente estudou as redes de sociabilidade, que ultrapassaram os limites da escola e cooperaram para a constituição de uma cultura escolar com características rurais/agrícolas.

Os estudos realizados durante o doutorado em sua própria unidade de trabalho e de sua vivência como docente na instituição possibilitaram que os conhecimentos adquiridos pudessem ser compartilhados com a comunidade. Duas produções em e-book abordam temáticas emergentes da educação e relacionam-se com o estudo desenvolvido pela docente. Em um deles é uma das organizadoras e escreve um capítulo no qual aborda a residência estudantil do Campus Colorado. No outro, em parceria com duas pesquisadoras, escreve sobre a Análise documental e a História Oral como pressupostos metodológicos de pesquisas em História da Educação “Os dois livros são de distribuição gratuita e estão disponíveis para download no site da editora”, explica a docente.

Para acessar o livro “Educação em perspectiva: Formação Docente, Políticas Educacionais e História da Educação em Contexto Emergente” acesse este link e para o livro “Perspectivas teóricas e metodológicas para as pesquisas em Educação” acesse este link.

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.