Egresso de Engenharia Agronômica do Campus Colorado do Oeste é aprovado em programa de mestrado

Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2023, 13h45 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 13h58 | Acessos: 134914

Egresso do Campus Colorado Henrique Pereira Guimarães

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste oferece gratuitamente o curso de Engenharia Agronômica que visa a formar profissionais para atuação no planejamento, gerenciamento e execução dos processos sustentáveis de produção, industrialização e comercialização agropecuária, oferecendo capacitação profissional de acordo com os aspectos socioeconômicos do agronegócio e com as especificidades locais e regionais da Amazônia Legal. O curso é presencial e integral, com 4.844 horas-aula distribuídas em 10 semestres.

O curso vem preparando seus discentes para o mundo do trabalho e também para a carreira acadêmica, como é o caso de Henrique Pereira Guimarães, que terminou a graduação em 2023 e já está cursando Mestrado em Microbiologia Agrícola na Universidade Federal de Viçosa (UFV). “Agradeço a vários servidores. Ao técnico Vanderley Chorobura Klein que foi orientador do projeto. Ao professor Ernando Balbinot que me orientou no TCC. Agradeço também ao professor Fabiano Gama, que mesmo estando em outra instituição, me auxiliou nas pesquisas do TCC e à professora Dany Caldeira, que me orientou no estágio. Todos eles me ajudaram muito”, destaca.

Histórico do egresso

O egresso iniciou a graduação no primeiro semestre de 2017, e durante a graduação participou do grupo de pesquisa INTEGRA, onde atuou em diversos projetos de pesquisas na área de microbiologia, orientado pelo professor Dr. Fabiano Gama. “Inicialmente participei como colaborador e posteriormente como bolsista nos projetos de isolamento e validação de bactérias promotoras de crescimento vegetal em capins Marandu e Piatã”, relembra.

No segundo semestre de 2019, Henrique participou do Programa de Internacionalização de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRO (PIPEEX), ofertado pelo IFRO, que possibilitou o intercâmbio para a Universidade Nacional da Colômbia - Sede Palmira, entre setembro e dezembro de 2019. “Durante esse período trabalhei no laboratório de microbiologia, onde realizei o isolamento de bactérias promotoras de crescimento vegetal em áreas pastagens e cafeicultura”, destaca o pesquisador.

Em 2020, Henrique iniciou sua pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), onde realizou o isolamento e a validação de bactérias promotoras de crescimento vegetal em capim Mombaça. “Hoje estou aqui iniciando o mestrado graças às oportunidades que o IFRO me proporcionou”, ressalta o agora mestrando.

O técnico de laboratório do Campus Colorado do Oeste, Vanderley Antônio Chorobura Klein, destaca a atuação de Henrique enquanto bolsista no projeto ``Bioprospecção de bactérias promotoras do crescimento vegetal em capim mombaça”, no qual realizou o isolamento de algumas estirpes de bactérias e testou as mesmas no capim mombaça com a finalidade de fixar nitrogênio. “Foi um bolsista dedicado, atuante e além de desenvolver as atividades do projeto, também atuava colaborando em outros projetos do grupo de pesquisa INTEGRA.  Fico feliz pela sua aprovação no mestrado da UFV, principalmente por ser na área na qual atuou como bolsista. Desejo sucesso e acredito que terá muito êxito e que será um grande profissional”, congratula o servidor.