Acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica do Campus Colorado do Oeste realizam atividades de curricularização da extensão em escola municipal

Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 18h53 | Última atualização em Sexta, 28 de Julho de 2023, 18h55 | Acessos: 85391

agronomia 4o periodo extensao 002

Acadêmicos das turmas EA 221 e EA 119 do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste participaram de atividades de curricularização da extensão na Escola Prefeito Marcos Donadon, no município de Colorado do Oeste (RO). As atividades desenvolvidas fazem parte do projeto de extensão “A fisiologia vegetal junto à comunidade”, coordenado pela professora Roberta Carolina Ferreira Galvão de Holanda e pelo professor Marcos Aurélio Anequine de Macedo.

Para a professora Roberta a curricularização da extensão possibilita tornar os estudantes protagonistas do seu aprendizado para uma formação crítica, reflexiva e comprometida com a sociedade. “As atividades desenvolvidas encantaram a todos, pois além de promoverem grande troca de conhecimentos entre os envolvidos geraram memórias e aprendizado inesquecíveis. Agradeço a toda equipe da escola pela parceria. Que venham as atividades do segundo semestre”, comentou a docente.

Desenvolvimento do projeto

Durante o primeiro período de execução do projeto, foram realizadas reuniões na Escola Prefeito Marcos Donadon, com o objetivo de definir as etapas a serem desenvolvidas e as atividades prioritárias. Também foram realizadas reuniões estratégicas e produção de materiais no âmbito das disciplinas de Fisiologia Vegetal e Biotecnologia Vegetal, a fim de subsidiar a etapa de execução dos trabalhos.

Para Sandra, diretora da Escola Prefeito Marcos Donadon, o projeto tem grande importância na vida dos alunos impactando diretamente na aprendizagem deles. “Ele fez com que as crianças tivessem contato com o solo, com o plantio e replantio permitindo que se apropriassem dos saberes, dos cuidados para que o jardim floresça e torne o espaço da escola mais agradável e lindo. Durante esses dias as experiências vivenciadas através do projeto foram as mais ricas e significantes para os nossos alunos, pois houve trocas de saberes e atividades práticas que não serão esquecidas por eles. A metodologia do projeto, organizada pela Professora Roberta, garantiu que todos os alunos pudessem exercer o protagonismo e os motivou a construírem jardins e hortas em casa. Só temos gratidão pela importante parceria”, disse.

Acadêmicos em ação

Do mês de abril ao mês de junho de 2023, os acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica realizaram diversas atividades do projeto junto à equipe da escola e alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Dentre elas, estavam a coleta de solo, identificação e classificação de plantas, adubação, produção de mudas de espécies ornamentais e transplantio, distribuição de sementes de hortaliças, palestras sobre como fazer uma horta em casa e elaboração de material informativo.

Para o acadêmico João Lucas dos Santos Couto, “o projeto foi de suma importância, pois fomos responsáveis pelas atividades. Elas fizeram a gente sentir um gosto sobre como será o mercado de trabalho.”

Já o acadêmico Gustavo dos Santos Pereira comentou que “esse projeto nos proporcionou uma viagem no tempo, quando ainda éramos crianças cheias de sonhos, assim como eles. E hoje, termos a possibilidade de ir até eles e passar um pouco do que aprendemos nesses anos de faculdade e o fato de colocar a mão na terra para ensiná-los nos traz uma sensação indescritível, um sentimento de dever cumprido e a certeza de que escolhemos a profissão certa”.

Visita ao Campus

No dia 04 de julho, professores e estudantes do 5º ano da escola Prefeito Marcos Donadon visitaram a horta do Campus Colorado do Oeste. Segundo o professor Renato, “a visita dos seus alunos do 5⁰ ano foi importantíssima, pois puderam observar na prática as técnicas aprimoradas de plantio, aplicação de substratos, adubação e formas diferenciadas de irrigação para as plantas. Todo o passeio foi maravilhoso, fomos recepcionados pelo servidor Fausto, pela professora Roberta e pelo professor Marcos Anequine, profissionais incríveis os quais não mediram esforços para proporcionar um aprendizado inesquecível aos nossos alunos. A devolutiva dos alunos está sendo maravilhosa, pois se lembram de cada detalhe da visita e demonstram total interesse em ingressar nessa incrível escola que é o IFRO para aprimorarem e adquirirem cada vez mais conhecimento”.

Sobre o curso

O curso de Engenharia Agronômica do Campus Colorado do Oeste é coordenado pelo professor Murilo Vargas da Silveira. É um curso de graduação ofertado na modalidade presencial e no período diurno. Além das atividades de curricularização da extensão, várias outras vêm sendo desenvolvidas pelos professores e acadêmicos. Segundo o professor Murilo, por meio de estágios, projetos e parcerias com produtores rurais e instituições do setor, os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar situações reais do mercado de trabalho e aplicar seus conhecimentos de forma prática, desde os primeiros períodos do curso. “Essa abordagem contribui para uma formação mais completa e alinhada com as demandas específicas da região, preparando os estudantes para atuarem com competência e criatividade no setor agropecuário”, explicou o docente.

Murilo reforçou que a infraestrutura do Campus Colorado do Oeste também é um diferencial que favorece o aprendizado dos alunos. “Com laboratórios bem equipados, fazendas experimentais e projetos de pesquisa aplicada, os estudantes têm contato direto com tecnologias e práticas agronômicas inovadoras, aprimorando suas habilidades e conhecimentos para enfrentarem os desafios da agricultura e do agronegócio”, finalizou.

• agronomia-4o-periodo-extensao-001
  • agronomia-4o-periodo-extensao-002