15ª Semana de Gestão Ambiental é realizada no Campus Colorado do Oeste

Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2023, 19h21 | Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 19h22 | Acessos: 86634

saga 2023 ifro col 05 mostra cientifica

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizou a 15ª Semana Acadêmica de Gestão Ambiental (SAGA). O evento foi realizado de 19 a 23 de junho de 2023 e teve a participação dos alunos do curso de Gestão Ambiental, egressos e profissionais da área.

Ao longo da semana, os presentes participaram de palestras, minicursos, oficinas e outras atividades acerca de várias temáticas ligadas ao meio ambiente e à profissão de gestor ambiental. Nesta edição, o tema norteador foi “Nos pequenos e grandes negócios a Gestão Ambiental está presente”. Dentre os diversos assuntos abordados, estavam: empreendedorismo sustentável, licenciamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), gestão e tratamento de resíduos, mercado de carbono, soluções para Reforma Agrária, mercado financeiro e inteligência emocional.

Essas atividades foram ministradas por vários parceiros do evento, como o Projeto GeoRondônia, o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Tiro de Guerra 12-001, a Secretaria do Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Colorado do Oeste, as empresas JC Ambiental e Rural Forte, a Organização Rio Terra, a farmacêutica Daiana Oldoni, além de docentes do IFRO.

Houve também uma mostra científica na qual foram apresentados os trabalhos de pesquisa dos acadêmicos no formato de resumo expandido. A Mostra envolveu as áreas temáticas de: Educação Ambiental, Geotecnologia, Meio Ambiente e Saúde. Os trabalhos ainda serão publicados nos anais do evento.

Outro destaque da Semana foi a exposição “Arte e Sustentabilidade”. Na exposição havia obras do estilo “realismo espontâneo” do artista plástico Jan-Frits Orbes, que também realizou uma oficina prática durante o evento. Também foram expostas telas e peças da artesã e artista plástica Suzana Martins.

A Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Colorado do Oeste, Ranieli dos Anjos de Souza, falou sobre como foi a 15ª edição da SAGA. “Estamos felizes por ter recebido todos os participantes da 15ª SAGA. Agradecemos aos parceiros e colaboradores que engrandeceram o evento e trouxeram muito conhecimento aos acadêmicos e participantes”, destacou a coordenadora.

As fotos do evento estão disponíveis AQUI.

• saga-2023-ifro-col-01-abertura
  • saga-2023-ifro-col-02-palestra1