Campus Colorado do Oeste participa de fase virtual da 12ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária e tem equipe classificada
Uma equipe de alunos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste foi classificada para a prova presencial da 12ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A conquista aconteceu após a equipe ter um bom desempenho na fase virtual do evento, que ocorreu entre os dias 27 e 28 de junho. A Olimpíada é organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2010.
A OBAP é um grande evento científico que estimula jovens do ensino integrado/concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas por meio de pesquisas e inovações em agropecuária e áreas afins, colocando os estudantes em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre os participantes.
O Campus Colorado do Oeste teve diversas equipes inscritas, cada uma delas compostas por três estudantes e um orientador. Para a 2ª fase presencial, a ser realizada entres os dias 07 e 10 de setembro de 2023, no Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina, a Equipe Samaúmas de Rondônia foi classificada. Integram a equipe os discentes do Curso Técnico em Agropecuária: Lyvia do Carmo Ramos (2°E), Maristela Maria do Carmo Massocatto (2°E) e Emanuely de Souza Silva (3°E), sob orientação do professor Leandro Cecílio Matte.
A 2ª fase presencial é composta por prova teórica individual e prova prática em equipe. “O colegiado técnico do Campus Colorado do Oeste têm estabelecido o objetivo de divulgar e participar da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), e pelo segundo ano consecutivo teremos representação de equipe na fase presencial. Foram 1.395 equipes participantes na fase virtual, de 300 instituições e tendo o envolvimento de aproximadamente 4.100 alunos da Rede Técnica. O Campus teve pelo menos cinco equipes entre as setenta bem classificadas, e essas boas colações do Curso Técnico nos resultados da OBAP nos permite inferir que a educação ofertada pelo campus é de qualidade, transformadora e que rompe fronteiras”, ressalta a professora do curso, Érica de Oliveira Araújo.
Redes Sociais