TCC de egressa de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Colorado do Oeste vira artigo publicado

Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 14h03 | Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 19h02 | Acessos: 70273

Jogo das Interrogações 2Egressa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, teve artigo científico publicado. Kelly Oliveira Silva é egressa do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Colorado (Turma Bio118). Seu artigo foi publicado na Revista de Ensino de Bioquímica, fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para a ex-aluna do IFRO, “a publicação do artigo favoreceu novas experiências, o processo de construção até a publicação fez com que buscasse, pesquisasse e me trouxe um olhar minucioso de sempre buscar cada vez mais o aperfeiçoamento de um trabalho. Os erros foram muito importantes para meu conhecimento, além de analisar e perceber o que poderia ser lapidado, os acertos nos trouxeram a alegria de ver que o trabalho estava tomando uma direção, a fim de ser publicado”.

O artigo foi publicado no dia 02 de junho de 2023, na Revista de Ensino de Bioquímica, disponível neste link. A gênese desse produto educacional ocorreu na disciplina de Oficina de Material Pedagógico, ministrada pelo Professor de Biologia, Diego Soares Carvalho, que solicitava aos estudantes elaborar uma proposta de jogo didático para trabalhar assuntos desafiadores da Biologia. “A acadêmica Kelly elaborou o jogo intitulado ‘Jogo das Interrogações’: Uma proposta didática para revisar o conteúdo da Respiração Celular, durante a disciplina e vislumbramos a possibilidade de utilização como TCC”, ressalta o docente.

O Jogo das Interrogações desenvolvido por Kelly Oliveira Silva tem objetivo de revisar o conteúdo da respiração celular, a fim de que o aluno fixe o que foi estudado. O público-alvo são alunos do ensino médio.

Segundo Diego, “com o desenvolver do trabalho e com o grande empenho e compromisso da acadêmica eu conversei com ela para que trabalhássemos na perspectiva de publicar o produto educacional elaborado na revista de ensino de bioquímica, tendo em vista que tem uma área dentro da revista que é específica para a publicação de produtos educacionais REB in the School”.

Ele ainda conta que no desenvolver da elaboração do produto educacional foi convidado o Professor Wermiton Tiago Santos Solidera, que atua na Escola Estadual Paulo de Assis Ribeiro, para colaborar no trabalho. “Cabe destacar que o professor Tiago foi egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Colorado do Oeste e é um grande parceiro no programa de residência pedagógica da CAPES”, salienta Diego, que completa dizendo que outros estudantes do IFRO são convidados a elaborar seus TCCs na perspectiva de publicarem em revistas relacionadas à área de formação, melhorando o currículo acadêmico-profissional.

• Egressa
  • Jogo_das_Interrogações_1