Formatura de quatro cursos superiores reúne amigos e familiares em cerimônia no Campus Colorado do Oeste
A cerimônia de outorga de grau dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental, de Licenciatura em Ciências Biológicas, de Bacharelado em Engenharia Agronômica e de Bacharelado em Zootecnia foi realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste. A cerimônia ocorreu em 24 de fevereiro, no auditório central da unidade.
Entre os 31 formandos, estavam os concluintes do Curso de Zootecnia, que teve a primeira participação na cerimônia pública de colação grau no Campus Colorado. No evento foi destacada a missão institucional, que é promover educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável.
“Esse momento, a colação de grau, é muito especial e feliz para o IFRO, pois é o momento do encerramento de uma etapa que se iniciou em 2015 para alguns, talvez até antes. Agora a sociedade recebe o retorno do investimento feito à instituição. São 31 formandos. Mas, mais importante que esses números, é a certeza da qualidade dos novos profissionais que se inserem no mercado de trabalho e na sociedade”, ressaltou em seu discurso a representante do Reitor Pro Tempore do Instituto Federal de Rondônia, Dany Roberta Marques Caldeira.
Segundo o formando que foi o orador de Zootenia, Jefferson Gomes da Rocha, “resistimos a um período crítico em uma pandemia mundial, alguns de nós perdemos entes queridos, amigos, cada um de nós temos dentro de nós as cicatrizes de um período de aprendizado, pois as feridas se vão, e ficam as cicatrizes, que são marca de uma batalha que foi vencida, lembre-se, todos vocês que estão se formando hoje Deus não daria uma cruz que você não conseguisse carregar, portanto, estão prontos e voem, e lembre-se que o ninho e o bando estarão sempre por perto, vocês são vitoriosos”. As demais oradoras por suas turmas foram Edna de Souza Mazzo Santa do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Silvana Ferreira Miranda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Indianara Cazuza do Nascimento do Curso de Engenharia Agronômica.
“Agora, por fim, e com a gente com o diploma na mão vem também a responsabilidade da profissão. Nossa assinatura agora tem peso”, fez parte do discurso de Indianara. Ela ainda destacou que “quando escolhemos uma profissão, pensamos que será marcante em nosso futuro. Não que não possamos tomar outros rumos, mas ao escolhê-la pensamos que pelo menos 8 horas diárias serão dedicadas a ela. Logo, é preciso, neste tempo, fazer bem aquilo que é nossa tarefa, evitando reclamar ou culpar os outros por nossas faltas. Em uma frase para sintetizar: façamos tudo com o nosso coração na mão”.
Ao parabenizar a todos os alunos, o Diretor-Geral do Campus Colorado do Oeste, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, declarou que “este foi mais um passo dado de muitos outros que virão. Não tenho dúvidas que todos que estão aqui hoje são vencedores e serão profissionais dedicados e responsáveis, contribuindo para o desenvolvimento de toda a sociedade”.
Para encerrar sua fala, o Professor Anequine relembrou o desejo de que tenham êxito nas próximas fases da vida: “mas lembrem-se de serem pessoas boas, honestas e comprometidas com o bem comum. Sejam cidadãos e cidadãs que deem orgulho aos seus pais. Sejam pessoas que transformarão o mundo para melhor. Jamais se esqueçam do IFRO, porque nós não nos esqueceremos de vocês. Nunca se esqueçam do esforço de todos nós para que vocês tivessem a melhor formação possível. O IFRO sempre estará de portas abertas para recebê-los quando quiserem e precisar. E não se esqueçam de que a educação move o mundo. Não deixem de se capacitar, invistam na educação e no conhecimento. Uma coisa que ninguém jamais tirará de vocês é o conhecimento”.
A composição da mesa ainda contou com a presença da paraninfa e Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Ranieli dos Anjos de Souza, a paraninfa do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Paulla Vieira Rodrigues, a paraninfa do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica, Patrícia Cândida de Menezes, o paraninfo do Curso de Bacharelado em Zootecnia, Lucien Bissi da Freiria, a patronesse do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Roberta Carolina Ferreira Galvão de Holanda, e o patrono e Coordenador do Curso de Bacharelado em Zootecnia, Fagton de Mattos Negrão.
Em seus discursos, os paraninfos parabenizaram os graduados dos cursos que apadrinharam, agradeceram a homenagem e destacaram a evolução que observaram nos acadêmicos ao longo do curso, além de desejar sucesso nos caminhos que, os agora graduados, irão seguir.
Redes Sociais