Colorado do Oeste realiza aula inaugural de Técnico em Alimentos

Publicado: Terça, 26 de Julho de 2016, 11h42 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 15h57 | Acessos: 1882

inaugural alimentos Campus ColoradoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizou, na semana passada, a aula inaugural do Curso Técnico em Alimentos subsequente ao Ensino Médio ofertado na unidade.

A Diretora-Geral do campus, Larissa Ferraz Bedôr Jardim, deu as boas vindas para a turma, expressando satisfação em poder ofertar o novo curso. Na oportunidade, foram apresentados os chefes dos setores com os quais os estudantes terão contato ao longo do curso.

A coordenadora do curso, professora Germanna Wilk Reis de Almeida, apresentou as disciplinas que os estudantes irão cursar e mostrou quais são as áreas de atuação do profissional Técnico em Alimentos, além das possibilidades de continuidade dos estudos na área, com especializações e cursos de graduação. "Espero contribuir com meus conhecimentos para formar profissionais bem capacitados e qualificados para o mercado de trabalho, que terão sucesso profissional", disse acrescentando que a oferta do curso colaborará para o desenvolvimento local, uma vez que a região é caracteristicamente agrária.

Durante a aula inaugural os alunos foram informados sobre o funcionamento dos departamentos de apoio ao Ensino, de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e de Extensão. A estrutura do campus e as atividades nele desenvolvidas também foram abordadas no decorrer do encontro.  Pontos como o contato frequente com a agroindústria, visitas técnicas, estágios, e atividades com a comunidade externa foram apresentados aos estudantes. “É importante difundirmos o conhecimento produzido, já que algo que para nós parece simples pode mudar a realidade de outras pessoas”, reforçou o chefe do Departamento de Extensão, Leandro Cecílio Matte.

Outro setor apresentado aos alunos foi o de Tecnologia da Informação.  Os serviços que os acadêmicos terão acesso, desde o uso da internet sem fio até o acesso aos periódicos da CAPES e ao sistema da Biblioteca, o Gnuteca também foram repassados aos acadêmicos.

O Curso

Com duração de um ano e meio, o curso Técnico em Alimentos subsequente ao Ensino Médio objetiva formar profissionais atuantes no processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas. Além disso, este técnico auxilia no planejamento, coordenação e controle de atividades do setor alimentício e participa do desenvolvimento de novos produtos e processos.

O profissional pode trabalhar em laboratórios de análise ou na industrialização de alimentos, visando a melhoria da qualidade e da segurança do alimento. Ele encontra campo em qualquer empresa da área de alimentos, aditivos, insumos, água, embalagens, na vigilância sanitária, na agroindústria, em institutos de pesquisa e também na indústria de nutrição animal.