IFRO certifica reeducandos de Cerejeiras em curso de parceria com SEJUS

Publicado: Quinta, 12 de Mai de 2022, 07h43 | Última atualização em Quinta, 12 de Mai de 2022, 08h05 | Acessos: 29203

certificacao sejus cerejeiras 001Reeducandos de Cerejeiras receberam certificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, pela conclusão do curso de Auxiliar em Agropecuária. A certificação dos 18 reeducandos foi realizada em 28 de abril na Cadeia Pública de Cerejeiras (RO). O Curso de Auxiliar em Agropecuária foi ofertado pelo IFRO, através do Departamento de Extensão (Depex), em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça (SEJUS).

As professoras do IFRO, Damaris Suelen Nascimento e Germanna Wilk Reis de Almeida, foram as coordenadoras. A formação teve a intenção de promover a inserção social dos reeducandos, contando com 200 horas de duração, divididas em 10 disciplinas, que correspondem a 16 dias de remição de pena dos formados.

O Diretor-Geral do Sistema Prisional de Cerejeiras, Márcio José Pacheco, destacou o processo de ressocialização, dizendo que se configura num dos objetivos do sistema prisional, por meio da prática acadêmica, uma aliada na inclusão social, qualificação profissional, mas também um processo de integração às práticas de cidadania, à profissionalização, valorizando o convívio em várias vertentes sociais, além de elevar os níveis de desenvolvimento humano.

“Em nome do sistema prisional e do Conselho da Comunidade de Cerejeiras parabenizo todos os reeducandos pelo esforço e dedicação na finalização desse importante curso e em breve teremos outros cursos de capacitação e profissionalização em parceria com o IFRO, instituição de ensino que agradecemos por trazer aprendizado e oportunidades aos nossos reeducandos”, finalizou Pacheco.

Para o Chefe do Departamento de Extensão (Depex/Colorado), Willian Mota, o êxito do curso no formato apostilado, com 18 reeducandos certificados na unidade de Cerejeiras é motivo de felicidade. Ele falou também da importância que o IFRO tem perante a sociedade: “é um papel do Instituto Federal de Rondônia, como qualquer instituição de ensino técnico ou superior, proporcionar oportunidades à comunidade, especialmente sócio-vulneráveis. Dentro do IFRO, o Departamento de Extensão tem como foco principal a comunidade externa, sendo que o atendimento a comunidades sócio-vulneráveis faz parte das várias linhas de atuação do departamento”, explicou.

O Chefe do Depex ressaltou ainda a importância da parceria nesta ação. “Com a parceria firmada entre o IFRO e a SEJUS, surgiu a ideia de realização de cursos de capacitação. A demanda era para que fossem realizados cursos de capacitação nas unidades prisionais do Estado, as unidades de ressocialização”, explicou. Willian mencionou que alguns dos cursos oferecidos como FIC (Formação Inicial e Continuada) foram em Agropecuária e de Recepcionista em Serviços de Saúde.

A oferta desta formação começou no município de Colorado do Oeste, expandindo posteriormente para outros municípios de Rondônia. Com isso, Willian considerou que tiveram sucesso no projeto. “Já atendemos cerca de 25 unidades no estado e esperarmos poder realizá-lo novamente com oferta de ainda mais cursos. Nós já agendamos uma reunião com a SEJUS, para novamente ofertar e expandir a quantidade de cursos e a quantidade de reeducandos a serem contemplados com a oferta desses cursos”, finalizou.

Na cerimônia de certificação o IFRO foi representado pelo Diretor-Geral do Campus Colorado do Oeste, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, pela Coordenadora de Integração Escola, Empresa e Comunidade, Márcia Cristina Tesser, e pelo Coordenador do Departamento de Extensão. Também estiveram presentes os servidores da SEJUS (o Diretor-Geral do Sistema Prisional de Cerejeiras, Márcio José Pacheco, o Diretor de Segurança, Eguinaldo Lanes, e policiais penais) e a Secretária do Conselho da Comunidade Maiara Santos.