Acadêmicos do Campus Colorado avançam para a fase nacional da Olimpíada de Zootecnia

Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 12h12 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 12h12 | Acessos: 36197

Imagem de Arquivo Equipe Ouro BrancoEstudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, passaram para a fase nacional da II Olimpíada Brasileira de Zootecnia (2ª OBZ). A fase final foi iniciada no dia 20 de abril, com a divulgação dos classificados para a Etapa Nacional. Do IFRO, cinco acadêmicos da equipe “Ouro Branco” foram para classificados para a disputa entre equipes e a aluna Gabriella Rodrigues de Freitas avançou na disputa da categoria individual.

Esta é a segunda vez que alunos do IFRO Colorado do Oeste participam da Olimpíada. Na primeira edição da OBZ, ocorreu apenas competição por equipe e o Campus Colorado teve três equipes inscritas, chegando à semifinal depois de passarem pela fase local e estadual.

Nesta segunda OBZ, as provas da etapa local ocorreram nos dias 8 e 9 de março de 2022, e a etapa estadual foi no início de abril. Com previsão inicial de ser realizada em 2020, devido ao avanço da pandemia, a II OBZ precisou ser adiada. As provas organizadas por um comitê são embasadas nos conteúdos das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Zootecnia. Questões de atuação profissional em Zootecnia também permeiam a competição.

A realização das provas continua no formato on-line, nos dias 3 e 4 de maio, nas escolas participantes. Já os vencedores serão conhecidos em 27 de maio, nas modalidades equipe e individual. Segundo a presidente do comitê da OBZ, Rose Galati, “cada edição vem acompanhada de desafios, e esta não poderia ser diferente”, e ainda explica: “a prova on-line foi nosso maior desafio, pois tivemos problemas no envio dos links da prova devido ao limite diário e mensal”.

A etapa nacional terá 13 equipes e mais 7 competidores na modalidade individual, representando seus estados. Na premiação, também há previsão de que os vencedores nas modalidades individual e por equipes receberão credencial para disputar o London International Youth Science Forum, no próximo ano, na Inglaterra.

Adicionalmente, a organização do evento informa que a partir do mês de agosto será iniciada a data de inscrição da terceira edição, com a abertura de chamada para a III Olímpiada Brasileira de Zootecnia.

Confira a notícia sobre a participação do IFRO Colorado na II OBZ neste Link.