Campus Colorado do Oeste participa de Dia de Campo em Cerejeiras

Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2022, 12h01 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 12h01 | Acessos: 47301

dia de campo em cerejeiras 001O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, foi parceiro na realização do Dia de Campo BRS Capiaçu. O evento ocorreu no dia 26/3/2022, no campo experimental da empresa Agrofarm Consultoria e Pesquisas Agropecuárias, no município de Cerejeiras (RO). Participaram aproximadamente 40 pessoas, entre produtores rurais, empresários e estudantes.

A ação fez divulgação e o treinamento dos produtores de leite que utilizam o capim BRS Capiaçu. Leonardo Venâncio das Neves da Cooperativa Mista Agroindustrial do Cone Sul de Rondônia (Coopermultibom) apresentou sobre ferramentas que podem ser utilizadas no manejo da pastagem visando o aumento na produção de leite do rebanho e lucratividade do produtor. E o Professor Fagton abordou “Do cultivo ao uso desse capim (forma de plantar, adubar, cortar e fornecer para os animais, incluindo cálculos de matéria seca e adição de aditivo na silagem)”. Houve ainda prática de picagem do capim, cálculos de matéria seca e ensilagem em sacos (na empacotadeira).

Os organizadores do Dia de Campo foram o IFRO Colorado, a Agrofarm Consultoria e Pesquisas Agropecuárias e a Cooperativa Mista Agroindustrial do Cone Sul de Rondônia (Coopermultibom). Segundo o Professor de Zootecnia do Campus Colorado do Oeste, Fagton de Mattos Negrão, o IFRO levou toda a estrutura para o evento (barracas, cadeiras, café, copos, bolsas, canetas, blocos de anotações, cartilha impressa, ensiladeira, empacotadeira de silagem, micro-ondas, etc).

“Extremamente importante levar a técnica adequada para que o produtor possa utilizar o capim com sucesso na sua propriedade rural. Capacitar pessoas é primordial para que os resultados encontrados nas pesquisas sejam colocados em prática, além de levar serviços do IFRO para a comunidade externa”, avaliou Fagton.

Segundo o docente do IFRO, “se cada produtor fizer seu papel, com certeza, poderá aumentar sua produtividade. Adicionalmente, em conjunto poderemos elevar a produção de leite do estado com o uso correto dessa tecnologia”.

O Coordenador Técnico de Produção e Genética da Cooperativa Mista Agroindustrial do Cone Sul de Rondônia (Coopermultibom), Leonardo Neves, palestrou sobre “Como aumentar a produção de leite na propriedade”, tendo como atividades práticas cálculos de como a reprodução afeta na produção de leite e número de bezerros nascidos; manejo da pastagem; e nutrição. “Para mim foi de muita valia participar deste evento, visto que tive a oportunidade de passar um pouco de conhecimento aos produtores presentes”, disse completando: “esse tipo de evento é muito bom para o desenvolvimento regional, pois com o avanço da tecnologia os produtores estão buscando conhecimento apenas na internet e acabam errando muito, já que não têm para quem tirar dúvidas e apenas acreditam no que dizem na internet”. Leonardo ainda agradeceu aos professores do IFRO “por disponibilizar o tempo para realizar esse dia de campo que muito agregou aos nossos produtores”.

• dia-de-campo-em-cerejeiras-001
  • dia-de-campo-em-cerejeiras-002