Acadêmicas do IFRO apresentam projeto do Campus Colorado em evento da UFRJ

Publicado: Segunda, 14 de Março de 2022, 13h09 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2022, 07h48 | Acessos: 63295

apresentacao 01Duas acadêmicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, apresentaram resultados de projeto de pesquisa desenvolvido no IFRO durante a 11ª Semana Acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento foi realizado em formato virtual nos dias 14 a 18 de fevereiro de 2022.

Gabriela Aparecida Silva Bersch e Raiany Ferreira de Assunção são acadêmicas do 8º semestre de Licenciatura em Ciências Biológicas e realizaram a apresentação dos resultados preliminares do projeto de pesquisa “Diversidade e riqueza de anfíbios em ecossistemas naturais, agrícolas sustentáveis e não sustentáveis do ecótono Cerrado-Amazônia, Rondônia, norte do Brasil”.

O projeto de pesquisa apresentado no evento foi desenvolvido no Campus Colorado do Oeste e está ligado ao Grupo de Pesquisa Tecnologias para o Manejo de Agro Ecossistema Tropical (TMAT). Ele foi realizado por meio do Edital 03/2021/Reit - Propesp/IFRO, voltado a Projetos de Iniciação Científica.

Gabriela comentou sobre a experiência adquirida e sobre a construção do estudo: “foi uma ótima experiência poder apresentar o projeto, além de uma oportunidade para debater alguns pontos e receber sugestões para melhorias. Recebemos questionamentos e sugestões. A preparação começou no mês de agosto do ano de 2021 com a construção do resumo. Tivemos alguns meses para coletarmos mais dados e elaborar a apresentação que aconteceu no dia 16 de fevereiro”.

Ela completou ainda sobre a oportunidade de ampliar seu conhecimento, que segundo ela está sendo “uma grande oportunidade de adquirir mais conhecimento na área de herpetologia, meu interesse pela área surgiu em 2019, quando pesquisadores da UFRJ estiveram no campus para participar da Semana de Biologia. Tive a oportunidade de estagiar, com auxílio do IFRO através de edital de mobilidade estudantil, no Laboratório de Anfíbios da UFRJ em janeiro de 2020”, concluiu.

Na avaliação de Raiany, “foi de grande importância fazer a apresentação nesse evento, pois os comentários recebidos de outras pessoas agregaram bastante para a continuação do desenvolvimento do projeto. Como eu nunca havia participado de apresentações assim, estava um pouco aflita em questão da montagem do slide, sobre o que colocar, mas após os auxílios que recebi fiquei mais confiante e no fim deu tudo certo, e serviu para que eu pudesse adquirir conhecimento e experiência sobre tais apresentações”.

Desenvolvido com orientação do Professor Diego Soares Carvalho, o projeto ainda tem na equipe como co-orientador o docente da UFRJ, Fábio Hepp Silva Fernandes dos Santos, e o biólogo voluntário José Thiago Barbosa Baldine. “Neste projeto visamos a mensuração da capacidade sustentável utilizando espécies de anfíbios como bioindicadores. Para isso, uma área de ILPF da fazenda escola do IFRO Campus Colorado do Oeste é estudada e comparada com duas áreas de referência adjacentes, uma área florestada e outra desflorestada (pasto)”, explica Diego.

O coordenador falou de onde surgiu a ideia e das parcerias estabelecidas. “A ideia surgiu a partir de diálogos com o Biólogo Thiago Barbosa Baldine que no momento do primeiro contato trabalhava na SEMA de Vilhena, dentre as parcerias estabelecidas entre o Campus Colorado e a SEMA estabelecemos parceria com o Laboratório de Herpetologia da UFRJ através do Professor Dr. Fábio Hepp”.

Diego finalizou relembrando, que na primeira Semana de Biologia do IFRO o Professor Fábio Hepp e a pesquisadora Andressa Bezerra estiveram no Campus Colorado para ministrarem palestras, minicursos e atividades de campo, possibilitando treinamento inicial para a realização dos trabalhos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos há cerca de dois anos. O projeto está em andamento e o grupo tem alguns espécimes coletados.

• apresentacao-01
  • apresentacao-02