Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Colorado forma, em cerimônia virtual, mais de 167 técnicos e graduados

Publicado: Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 13h55 | Última atualização em Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 14h09 | Acessos: 75028

certificacao IFRO COL 2022 02 11 002 juramento tecnicoMais de 160 estudantes participaram da Colação de Grau de Cursos Superiores e da Certificação de Curso Técnico dos concluintes do ano letivo de 2021 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste. Foram 133 certificados no curso técnico integrado e 34 diplomados em três cursos de graduação.

 As cerimônias foram realizadas virtualmente, sendo transmitidas para a internet, onde familiares e amigos puderam acompanhar o evento ao vivo. As gravações dos eventos agora estão disponíveis para visualização no canal do Campus Colorado no YouTube: gravação da Certificação do Curso Técnico e gravação da Colação de Grau dos Cursos Superiores.

Para o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, que presidiu as duas cerimônias, estes são momentos que marcam a postura do IFRO perante a formação cidadã para atuação em sociedade: “É quando o IFRO cumpre seu papel institucional e seu papel social. Formar pessoas qualificadas e colocá-las à disposição da nossa sociedade. Uma sociedade que carece muito de pessoas competentes e acima de tudo, de cidadãos e cidadãs que tragam para esse momento tão polarizado um equilíbrio, para que busquemos juntos as melhores soluções”, pontuou.

O Reitor também parabenizou todos os novos técnicos e graduados agora formados, a todos presentes na cerimônia e aos coordenadores pelo excelente trabalho. “Sabemos da importância do papel do coordenador do curso, que é fundamental para chegar a um momento como esse, colocando os profissionais qualificados à disposição da sociedade”, disse.

O Diretor-Geral do Campus Colorado do Oeste do IFRO, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, enalteceu o apoio de todos os envolvidos para a realização nas duas cerimônias, além do apoio de intérpretes de linguagem de sinal na colação de grau. Em seguida, parabenizou os formandos pela grande conquista. “Esse foi um passo dado em sua jornada. Não tenho dúvidas que todos vocês que estão aqui hoje são vencedores e serão profissionais dedicados e responsáveis que contribuirão para o desenvolvimento de toda a sociedade”, mencionou.

E finalizou seu discurso com agradecimentos. “Esses últimos dois anos não foram fáceis. Tivemos muitas perdas, como os que os graduados nesta cerimônia homenagearam in memoria nesta, Álvaro Nunes de Magalhães e Amadeu Pacheco Pinto de Castro. Apesar das dificuldades e desafios, vocês estão aqui hoje. Vocês são ímpares, vencedores. Só posso dizer uma coisa: sinto muito orgulho de vocês. Caros profissionais, hoje vocês encerram uma etapa, mas uma nova se inicia. Desejo de coração que tenham êxito nas próximas fases da vida de vocês”, concluiu.

 

Novos técnicos

Na Cerimônia de Certificação do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio foram certificados 133 novos técnicos. A cerimônia foi realizada em 11 de fevereiro de 2022, sendo transmitida ao vivo para o canal do Campus no YouTube. A gravação da cerimônia agora está disponível para visualização no YouTube.

Claudinei Rossi Junior, orador do curso Técnico em Agropecuária, iniciou seu discurso com agradecimentos aos servidores, professores, terceirizados e a todos os envolvidos que contribuíram de alguma forma para conseguirem usufruir tudo o que o Campus Colorado do Oeste tem a oferecer. O orador comentou as dificuldades enfrentadas durante todo o percurso do ensino médio.

“A nossa batalha já começou com a mudança brusca de rotina que envolvia muitas coisas, como acordar bem cedo para ir ao campus; para os alunos internos, a mudança de cidade e distanciamentos dos familiares e amigos; a nova carga horária com 18 disciplinas logo de cara. Isso realmente não era para qualquer um. Mesmo com tantos obstáculos nessa etapa tão importante de nossas vidas, restam-nos afetivas, nostálgicas e deleitosas memórias de toda vivência que se passou”, disse.

Ele comentou também sobre a nova mudança de rotina devido a pandemia e com a qual aprenderam a moldar a vida acadêmica no formato virtual. Então, concluiu exaltando o quão fortes eles foram. “Ao longo de nossa jornada acadêmica deparamo-nos com inúmeras situações em que fomos postos à prova em todos os sentidos: físico, psicológico e intelectual, e nós vencemos. Somos a prova de que é possível. De que a dedicação que tivemos no fim valeu a pena”, enfatizou.

A paraninfa do Curso Técnico em Agropecuária, Erica de Oliveira Araújo, agradeceu a turma pela homenagem de ser escolhida como paraninfa. “Quero expressar minha gratidão por essa homenagem tão ímpar, pelo acolhimento dessa ‘safra’ 2019 a 2021, que são os concluintes deste curso. Obrigada por acreditarem que eu possa ser relevante para cada um de vocês, diante de tantos outros professores merecedores”, agradeceu.

A professora continuou seu discurso falando da importância não só do ensinamento, mas também da amizade. “Esses três anos de curso não foram somente aprendizagem transmitida, compartilhada, desenvolvida, mas também a amizade construída, estabelecida, seja no presencial, no remoto, pelas redes sociais, sempre estou disponível”, mencionou.

Por fim, orientou os técnicos certificados a continuarem com seu aprendizado. “Se permitam novas experiências, novos aprendizados. Saibam que o valor de vocês vai muito além de notas, de avaliações de trabalhos, testes, porque vai muito além do que qualquer professor possa calcular. O valor de vocês é imensurável! Por isso, eu reforço: sigam lapidando seus princípios, cumprindo as metas para que esses objetivos sejam alcançados e sejam felizes com o que escolherem ser todos os dias. Estejam em constante aprendizado porque as profissões, elas estão em constantes transformações e conhecimento é infinito e libertador”, finalizou Érica.

No seu pronunciamento, a patronesse e Coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária, Tatiane Alves Pereira Gonçalves, enfatizou a dedicação que os alunos demonstraram, parabenizando o esforço de todos nessa fase pandêmica. “Quando vocês já estavam se sentindo confortáveis ao terem concluído o primeiro ano e iniciado o segundo, a vida veio e apresentou uma nova situação. Vocês tiveram que se adaptar, mas conseguiram. Se vocês chegaram até esse momento de hoje, significa que vocês conseguiram vencer todos os percalços, pois muitos desafios se apresentaram, mas vocês conseguiram vencer. Não foi fácil, foi com lágrimas, sofrimentos, sorrisos e aprendizagens, mas também foi momento de superação no qual vocês conseguiram ter êxito”, disse. 

A paraninfa concluiu agradecendo pela oportunidade de contribuir com a formação: “Foi uma honra tê-los aqui, foi uma honra ter sido professora de vocês, e que a gente espera que vocês tenham um futuro brilhante pela frente”, finalizou.

                              

Profissionais graduados

Na Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos Superiores foram diplomados um total de 34 graduandos: 26 concluintes de Engenharia Agronômica, 5 de Licenciatura em Ciências Biológicas e 3 de Tecnologia em Gestão Ambiental. A cerimônia foi realizada em 10 de fevereiro de 2022, sendo transmitida ao vivo pela página do Campus no YouTube. A gravação da cerimônia agora está disponível para visualização na página do Campus no YouTube.

Em seu discurso, a oradora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Maria de Fátima de Souza Costa, destacou o caminho percorrido, dificuldades enfrentadas, alegrias, homenagens e apoio de muitos, focado no principal objetivo. “Escolher cuidar do planeta é uma decisão que todos devemos tomar. Quando digo isso, não estou apenas dizendo para cuidarmos das árvores, rios e dos solos, mas enfatizando os cuidados um com o outro. Nós não nascemos para nós mesmos, da mesma forma que uma árvore não produz frutos para si mesma e o rio não bebe da sua própria água. A vida é assim, precisamos doar e lutar pelo bem comum”, enfatizou.

A paraninfa do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Raniele dos Anjos de Souza, realçou em seu pronunciamento a dificuldade que passaram para chegar a esse momento tão especial. “É muito gratificante para o IFRO saber que vocês passaram por esse momento da pandemia e superaram as dificuldades. Não foi fácil para ninguém, nós também enquanto instituição e enquanto professores também tivemos dificuldades. Mas saber que vocês chegaram nesse momento de se formar, se tornar profissionais, extremamente capacitados para atuar no mercado de trabalho, é uma grande satisfação”, disse.

No pronunciamento como orador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Juscelino Santos de Souza agradeceu a confiança depositada nele e compartilhou as dificuldades e alegrias percorridas durante o curso. “Somos vencedores. Entre dúvidas e novos conhecimentos; aquele confronto de ideias e opiniões; as imensas anotações; a dor de cabeça; desespero em véspera de provas; os trabalhos que nós fazíamos enquanto calouros. Eram esses nossos desafios quando tudo começou. Com o passar do tempo, começamos a perceber que por mais árdua que fosse a nossa escalada, por mais cansativo que realmente seria, no meio do caminho havia lindas paisagens, grandes segredos e sábios guias nos levando ao mistério da complexidade. Com o passar dos dias entre conversa e brincadeiras, a turma foi interagindo, foi se tornando uma família. A faculdade passou a fazer parte de nossas vidas, completando nossas rotinas”.

O orador então concluiu com agradecimentos a todos que contribuíram com esse objetivo. “A cada um de vocês professores, familiares e amigos que estão aqui prestigiando este dia de imensa alegria, expresso nosso muito obrigado pelo apoio, força, compreensão, carinho, e palavras de conforto a cada um que culminaram nesse grande dia”, enalteceu.

A professora Érica Jaqueline Pizapio Teixeira, paraninfa do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, parabenizou em seu discurso a todos presentes e enfatizou a gratidão por poder representá-los: “ter esse afeto em poder representá-los como madrinha, como aquela que ajuda, que incentiva, para que vocês chegassem nesse momento de formação; e continuar velando por vocês e acompanhando vocês ao longo de toda a trajetória é algo maravilhoso”.

Na sua fala, a oradora do Curso de Engenharia Agronômica, Natália Dias de Oliveira, enalteceu a importância do IFRO e o carinho a todos os envolvidos nessa jornada acadêmica. “Há 5 anos entramos pelos portões do IFRO Campus Colorado do Oeste como mero jovens sonhadores e aqui encontramos um lar que nos acolheram com tanto amor, carinho e dedicação. Pessoas incríveis nos ensinaram e prepararam para que hoje pudéssemos viver a nossa tão sonhada colação de grau em Agronomia. Durante esse tempo, conhecemos professores extraordinários, que cada um à sua maneira compartilhou conosco seus ensinamentos para que nos tornássemos profissionais dignos e sábios”, enfatizou.

Em sua conclusão, falou da evolução de estudantes para profissionais. “Hoje olhamos para trás e aquele jovem sonhador que passou pelos portões do IFRO dá lugar a um profissional que tanto ansiamos. Hoje batemos no peito com orgulho para dizer que somos Engenheiros Agrônomos”, afirmou a oradora.

A paraninfa do Curso de Engenharia Agronômica, Stella Cristiani Gonçalves Matoso, enfatizou em seu discurso a trajetória percorrida por todos os formandos. “Na vida, muitas vezes não é o resultado que importa, mas sim o caminho percorrido. Certo texto que li tinha como tema a forma da felicidade, esse sentimento tão maravilhoso, que para termos precisamos traçar metas que não sejam nem muito fáceis e nem muito difíceis de serem alcançadas. Se atingirmos nossos objetivos rapidamente, o sentimento de satisfação é pequeno e passageiro. Porém, se não alcançamos nossas metas ou tardamos demais em alcançá-las, nos deparamos com imensa frustração. Assim, acredito que a fórmula mágica da felicidade é a faculdade, pois o caminho é longo e difícil o suficiente para nos trazer esse sentimento de recompensa, mas não é inatingível. E por isso vocês estão aqui hoje, gozando desse momento de felicidade plena”, declarou Stella.

  • Mosaico_Fotos_Formandos_Graduações_2021.2
  • Mosaico_Fotos_Formandos_Técnico_2021
  • certificacao-IFRO-COL-2022-02-11_001-autoridades
  • certificacao-IFRO-COL-2022-02-11_002-juramento-tecnico
  • certificacao-IFRO-COL-2022-02-11_003-outorga
  • certificacao-IFRO-COL-2022-02-11_004-orador-tecnico
  • certificacao-IFRO-COL-2022-02-11_005-paraninfa-tecnico
  • certificacao-IFRO-COL-2022-02-11_006-patronesse-tecnico
  • certificacao-IFRO-COL-2022-02-11_007-diretor-geral
  • certificacao-IFRO-COL-2022-02-11_008-reitor-uberlando
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_001-autoridades
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_002-juramento-gestao
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_003-juramento-biologia
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_004-juramento-agronomia
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_005-outorga-gestao
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_006-outorga-biologia
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_007-outorga-agronomia
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_008-oradora-gestao
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_009-paraninfa-gestao
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_010-orador-biologia
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_011-paraninfa-biologia
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_012-oradora-agronomia
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_013-paraninfa-agronomia
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_014-patrono-agronomia
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_014-patrono-agronomia_1
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_015-diretor-geral
  • colacao-de-grau-IFRO-COL-2022-02-10_016-reitor-uberlando
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.