Livro sobre ciência na contemporaneidade é lançado no Campus Colorado do Oeste
Foi lançado no início de junho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste, o livro intitulado “Entre Belerofonte e a Quimera: Reflexões sobre a Ciência na Contemporaneidade”. A obra organizada por professores do IFRO conta com textos de docentes/pesquisadores da Embrapa, UFMT, Unir, UTFPR, Unemat e IFRO.
O livro é resultado de diálogos, debates e comunicações realizados no I Seminário de Ciência e Tecnologia do IFRO, ocorrido em novembro de 2014, no Campus Colorado do Oeste, cujo tema foi “A Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. A obra tenta responder a seguinte pergunta: “É possível a ciência e a tecnologia garantirem o desenvolvimento social?”.
No decorrer dos textos, os autores problematizam a relação entre a busca por uma verdade nas ciências e a consequente mitificação dos seus usos, tanto pelos cientistas, quanto pela sociedade. Em suma, tenta-se estimular a reflexão sobre o papel da ciência, até que ponto a ciência é dogmática e neste sentido, em que medida, ela amplia a "fé" em si mesma.
Um dos organizadores e autores do livro, professor William Kennedy, destacou o papel do IFRO enquanto espaço para pesquisas e reflexões, que podem agregar conhecimento científico para a comunidade acadêmica do país. “É um espaço motivador, tendo como exemplo o fato do discente Marcos Antônio [do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas] já produzir um capítulo de livro, o que mostra quão profícua pode ser a instituição”, reforçou.
O livro pode ser conferido gratuitamente em versão digital, através do link: https://goo.gl/q9wZU0.
Ficha Técnica
Livro: Entre Belerofonte e a Quimera: Reflexões sobre a Ciência na Contemporaneidade
Organizadores: Mauro Henrique Miranda de Alcântara, Roberta Carolina Ferreira Galvão de Holanda, William Kennedy do Amaral Souza,
Revisão técnica: Moisés José Rosa Souza
Redes Sociais