Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Carta de Serviço ao Cidadão

Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2016, 09h27 | Última atualização em Domingo, 11 de Novembro de 2018, 07h43 | Acessos: 2062

Com a finalidade de dar mais visibilidade e transparência ao serviço público, a Lei nº 13.460/2017 (código de Defesa do usuário do Serviço Público) prevê que órgãos e entidades divulgarão a Carta de Serviços ao Usuário, que tem como objetivos informar o usuário sobre os serviços prestados pelo órgão ou formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao Público.

 

1. O que é a Carta de Serviços ao Usuário?

A carta de serviços é um mostruário (cardápio de sevriços) que que o órgão/entidade tem a oferecer a cidadãos, empresas ou ao outros órgãos governamentais.

 

2. Qual o objetivo da carta de Serviços?

Informar o usuário sobre os serviços prestados pelo órgão ou formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao Público.

 

 3. Onde as cartas de serviços devem estar disponiveis?

Em locais de fácil acesso como no site do órgão ou entidade e nos locais de atendimento e também no portal de serviços : www.serviços.gov.br

 

4. Qual a relação do Portal com as Cartas de Serviço?

O Portal de serviços é a principal porta de entrada para os cidadãos acessarem informações sobre serviços públicos do Governo Federal. O portal deve ser local privilegiado para registro e atualização de TODAS as Cartas Eletrônicas de Serviço.

 

5. Qual o beneficio disponibilizar a Carta de Serviços no portal?

Para o cidadão é acessar em um único lugar todas essas informações e para o Estado é poder concentrar os acessos dos cidadãos em um ambiente comum, permitindo-o coletar experiências de uso, dúvidas e avaliações sobre cada um dos serviços ofertados

 

Para o Insituto é uma oportunidade de integração de serviços do Portal com as do site do IFRO. Assim, evita-se a duplicidade de registro e atualizações. Além disso, no portalhá a possibilidade de impressão, com isso o órgão/entidade poderá disponibilizar um modelo  padronizado da Carta nos locais de atendimento.

 

Para acessar a Carta de Serviços ao Cidadão clique aqui. (2017-2018)

Fim do conteúdo da página