Aluno do Campus Calama é destaque em Olimpíadas de Física e de Matemática

Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 20h20 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 20h20 | Acessos: 50623

João Victor Hugo Teles Pereira e os professores Vagson e Claudemir em Fortaleza

João Victor Magalhães Euzébio, 17 anos, aluno do 3º ano matutino do Curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Calama, foi agraciado com medalha de ouro na edição de 2022 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBEFEP), e também foi destaque na prova da segunda fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF), realizada neste mês no Instituto Federal do Ceará, em Fortaleza.

João Victor participou da OMIF junto com Hugo Teles Pereira, aluno do 3º ano do Curso Técnico em Informática do Campus Cacoal. Os dois alunos estiveram em Fortaleza, sede da competição, acompanhados dos professores Vagson Ferreira Cação e Claudemir Miranda Barbosa. Os dois ganharam medalhas de participação por ficarem na segunda fase entre os 383 que se classificaram para a etapa final, num certame que teve na primeira etapa 7.601 competidores de todo o país.

De acordo com o professor Vagson, essa foi a quinta edição da OMIF, que iniciou em 2018, por ocasião das comemorações dos dez anos dos institutos federais. O professor de Física, Erick Antônio Souza de Castro, do Campus Calama, explicou que a primeira fase da OBEFEP foi realizada entre todas as escolas da rede pública. A segunda fase foi realizada no Campus Calama, quando João Victor foi agraciado com a medalha de ouro. Segundo o professor, o aluno poderá ser convidado para participar da etapa internacional da competição.

João Victor disse que sempre teve aptidão para as disciplinas da área de exatas. Ao concluir o ensino médio já sabe que vai cursar Engenharia de Controle e Automação. Ele acha bom o ensino no IFRO porque proporciona aos alunos participarem de eventos que incentivam as diversas áreas do conhecimento, como também a conhecer outros lugares. Ele diz que seus pais sempre o incentivaram a estudar. O pai é eletricista e sua mãe é orientadora educacional. Quando pode, ele auxilia seu pai nas tarefas da profissão. Como mensagem, João Victor gostaria também de incentivar os outros colegas a participar de atividades dessa natureza, uma vez que aperfeiçoam o conhecimento e proporcionam conhecer novas regiões.

Como destacou o professor Vagson, além da Olimpíada, em Fortaleza, eles também tinham outras atividades disponíveis como palestras, feiras e cursos.