IFRO Calama mantém auxílio emergencial para 400 alunos em tempos de pandemia da Covid-19

Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2020, 11h56 | Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2020, 15h23 | Acessos: 90292

funcionamento na pandemiaCom a finalidade de estender a proteção social aos estudantes em situação de vulnerabilidade e de garantir a permanência e o êxito dos estudos enquanto perdurar o período de calamidade pública em vigor, referente à pandemia da Covid-19, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está mantendo o pagamento do Auxílio Emergencial, no valor de R$ 180,00, para 400 alunos entre os matriculados neste ano de 2020.

A seleção dos estudantes beneficiados foi feita pela Coordenação de Apoio ao Estudante e pelo Departamento de Assistência ao Estudante (CAED/DEPAE) e foi estendida a alunos que já estavam inscritos até o final do ano passado em, pelo menos, uma modalidade dos demais auxílios, como o de permanência (PROAP), complementar (PROAC) ou de moradia (PROMORE), que no momento estão suspensos. Outra condição para fazer jus ao Auxílio Emergencial é a comprovação de renda de até um salário mínimo e meio por pessoa na família. David Mourão Lopes, Chefe do Departamento de Assistência ao Educando do Campus Calama, informa que há previsão do pagamento das parcelas referentes aos meses de abril e maio do Auxílio Emergencial, totalizando R$ 360,00, a partir do dia 06 de maio.

Segundo ele, os alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade e que não foram convocados na primeira chamada do Auxílio Emergencial, poderão entrar em contato com o departamento, por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. De acordo com o Professor Kariston Dias, Diretor de Ensino do Campus Porto Velho Calama, com a suspensão das aulas presenciais por efeito da pandemia, a instituição esforçou-se para garantir que os estudantes pudessem continuar cursando as disciplinas e, nesse sentido, os auxílios emergencial e digital representam uma contribuição para a redução dos impactos causados pela crise da saúde, como também para auxiliar o êxito desses estudantes no desenvolvimento de seus estudos.

Paralelo ao pagamento do Auxílio Emergencial, o IFRO Calama também mantém o pagamento de 39 bolsas de Auxílio Inclusão Digital, no valor de R$ 50,00 reais mensais, em um total de três parcelas, que totalizarão R$ 150,00 reais, para aqueles alunos que não possuem acesso à internet e necessitam manter as atividades acadêmicas a distância, como vem ocorrendo nessa época de pandemia, e atende ao Decreto nº 7234, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Esse auxílio estará em vigor enquanto durar a situação de excepcionalidade em virtude do coronavírus (Covid-19).

"Assim como eu, outros alunos não têm uma condição estável nessa época de crise para ter internet e enviar todas as atividades nesse tempo de isolamento social, então os auxílios nos dão a oportunidade de aprender nessa forma a distância. É de suma importância para nós, para que possamos continuar aprendendo e até mesmo ajudando em casa com os auxílios que nos são dados”, afirma a aluna Maria Eduarda Botelho de Paiva Rio, do 2º ano Integrado do Curso de Química.

Heusleyde Gomes da Costa, aluna do 5º período de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, comenta que “[...] esses auxílios são essenciais para nós alunos de baixa renda, para que possamos estar conectados e darmos continuidade aos estudos”.

“Os auxílios emergencial e de inclusão digital têm sido uma iniciativa extremamente importante e essencial para que os discentes que não possuem acesso à internet possam acompanhar as atividades não presenciais no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), dado o momento delicado pelo qual estamos passando”, comenta Lézia Maria Silva Lima, aluna do 3º ano integrado de Edificações.

Para Adriele Torquato, do 3º ano do Curso Técnico de Química, a iniciativa do Instituto em oferecer este auxílio é de muita importância, "[...] pois sabemos que muita gente está sem poder trabalhar e nesse momento toda ajuda é bem vinda. Continuamos tendo aulas na modalidade EaD e o auxílio ajuda, por exemplo, no pagamento da internet, para que nós alunos tenhamos como acessar e executar as atividades remotas nos passadas".

Os auxílios foram aprovados por meio da Resolução nº 22, do Conselho Superior do IFRO, de 02 de abril do corrente ano, baseada no Decreto nº 24887, de 20 de março de 2020, que declara estado de calamidade pública em todo o território do estado de Rondônia, e da Portaria nº 519/REIT/CGAB/IFRO, de 16 de março de 2020, que suspende preventivamente as atividades pedagógicas do IFRO no período de 18/03 a 13/04, prorrogada pela Portaria nº 686/REIT-CGAB/IFRO, até 17 de maio de 2020.

• Ifro_calama
  • funcionamento_na_pandemia