Campus Calama apresenta Relatório de Gestão à equipe gestora

Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 19h21 | Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2020, 19h30 | Acessos: 68466

Campus Porto Velho Calama

O Relatório de Gestão de 2019 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foi apresentado na manhã de sexta-feira, 6/3, aos técnicos do órgão. Os indicadores das grandes áreas estratégicas da unidade são apresentados comparativamente (2018/2019), demonstrando se houve crescimento ou decréscimo, de modo que as equipes gestoras possam planejar e melhorar os esforços para o alcance de melhores resultados.

O Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Leocádio, disse que os indicadores apresentados no Relatório de Gestão têm enfoque no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em vigor até 2022, e no Plano Anual de Trabalho (PAT). “São números bons e interessantes que refletem os resultados alcançados e podem traçar um caminho onde nós pretendemos chegar”, avalia.

Para o Coordenador de Controle Interno, Sérgio Rodrigues Alves, o documento demonstra as ações do Instituto e o trabalho coletivo; atende aos órgãos fiscalizadores e ampara o dever constitucional de prestar contas à comunidade, ficando disponível para consulta externa nos meios eletrônicos.

O Campus Calama registrou em 2019 um aumento de 18,72% em relação ao número de alunos no ano anterior, saltando de 1672 para 1985, em seus 30 cursos disponíveis neste ano, contra 21 cursos no ano passado; 34 laboratórios de ensino e pesquisa, contando com 198 servidores, sendo 125 docentes e 73 técnicos.

Há uma estimativa para que Instituto alcance cerca de três mil alunos em 2024. A instituição também apresentou excelentes resultados em relação aos alunos que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, de acordo com o professor Kariston Alves, da Diretoria de Ensino, neste ano de 2020 será feito um estudo pormenorizado do desempenho dos alunos no Enem, além de incentivar projetos para melhorar esses resultados. Segundo ele, foram apresentados 29 projetos de ensino em 2019, com um resultado de 119% em participação. Esse número reflete que os alunos, muitas vezes, participam em mais de um projeto e “veem o IFRO como um cenário de oportunidades”.

Os resultados do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação foram explanados pela professora Xênia de Castro Barbosa, que relatou sobre os 10 grupos de pesquisas existentes, bem como sobre as parcerias com entidades externas, como a Fundação de Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) e a Organização de Defesa Etnoambiental (Kanindé). Segundo ela, em 2019 houve 45 participantes em projetos de pesquisa, apesar de ter sido um ano de retração financeira nacional para esses projetos.

Sobre a Gestão de Pessoas, o professor Leonardo também destacou que foram capacitados 66 servidores no ano passado, sendo 20 deles com atualização pedagógica e tecnológica mas, segundo ele, é importante que a CGP esteja cada vez mais próxima dos servidores para que eles se sintam motivados e fortalecidos.

A explanação do relatório foi encerrada pela Diretoria de Planejamento que enfatizou a necessidade de se reduzir as despesas de funcionamento, a utilização racional de energia para a diminuição de gastos, de forma que seja possível no decorrer das ações a conclusão das obras em andamento, como as obras da quadra poliesportiva e as calçadas ao redor do campus. O Relatório de Gestão 2019 do Campus Calama segue publicado no endereço eletrônico: https://bit.ly/392zpKz