Mulheres do Campus Calama receberam palestra sobre educação financeira

Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 19h34 | Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2020, 19h40 | Acessos: 25574

Campus Calama Palestra Educação Financeira 2

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Calama, promoveu palestra para as mulheres sobre educação financeira na sexta-feira (06/03). A ministrante foi a administradora Rozangela Gomes Ferreira, do IFRO Campus Ariquemes. O evento contou com a participação de técnicas, alunas e demais servidoras do Campus Porto Velho Calama.

A atividade foi em alusão ao mês das mulheres. “Achamos interessante abordar o tema sobre finanças pessoais, pois, geralmente, as mulheres cuidam também do orçamento doméstico”, diz Rozangela, acrescentando que, muitas vezes, devido aos apelos publicitários, “nós tendemos a gastar mais do que o nosso orçamento permite”.

A palestra detalha sobre orçamento familiar e organização financeira; consumismo, compulsão e inadimplência, com explicações caso a caso como se dão essas situações. Para a palestrante, a conquista de uma vida financeira saudável propicia atuar de maneira satisfatória em todas as áreas, porque a falta de liberdade financeira abala as pessoas e pode até mesmo desequilibrar relacionamentos e trazer dificuldade de dedicação ao trabalho.

Rozangela enfatiza que não é só a mulher que pode se empolgar com os apelos publicitários, vindo a gastar a mais. Muitos homens, de forma menos evidente, também desequilibram suas finanças e às vezes também investem em seus objetos de desejo. Isso acontece, segundo ela, pois não há educação financeira nas escolas, gerenciamento do próprio dinheiro ou aprendizagem do planejamento de finanças e gastos. Atualmente, questões de compulsão e inadimplência já têm sido tratadas pela Neuroeconomia.

A administradora enfatiza ser preciso praticar a gratidão para atrair coisas boas, ao contrário de pessoas que veem o dinheiro como uma coisa nociva. “Precisamos, também, passo a passo, buscar o equilíbrio para a vida financeira, planejar e organizar quanto se ganha e quanto se gasta; além disso, buscar iniciativas para melhorar as formas de ganho. Algumas pessoas buscam nas horas vagas desenvolver ações alternativas para melhorar suas rendas; como cuidar de crianças ou de cachorros nas horas vagas; outras que fazem bazares de desapego dos objetos que ocupam espaço e não lhes servem mais. Guardar, mesmo que seja um pouquinho, pode também trazer resultados satisfatórios e nos auxiliar naquela hora de maior dificuldade”, comenta.

Lucélia Flores de Oliveira é servidora do Campus Porto Velho Calama há três anos, e disse ter considerado ótima a palestra. Ela diz que faz as anotações das contas na planilha do celular e isso ajuda muito ela a se organizar. Lucélia também participou da homenagem às mulheres que ganharam uma seção de manicure promovida pela Coordenação de Gestão de Pessoas. A manicure Poliana Sena disse ser a primeira vez que participa dessa atividade e diz que achou muito interessante.

“Acreditamos que a realização do evento vai ao encontro do objetivo estratégico de valorizar os servidores e melhorar o ambiente organizacional, demonstrando a pretensão de valorizar as mulheres que integram a força de trabalho do campus, munindo-as de informações e conhecimentos que possam contribuir para a relação equilibrada e saudável com as finanças, o que pode se reverter ainda em melhoria no ambiente organizacional, pois pessoas que conseguem equilíbrio financeiro têm a propensão de estarem mais satisfeita e em harmonia em suas relações interpessoais”, afirmou a Coordenadora da Gestão de Pessoas, Adriani Rebouças.

• Campus_Calama_-_Palestra_Educação_Financeira
  • Campus_Calama_-_Palestra_Educação_Financeira_-_2