Elaboração de trabalhos acadêmicos e de Língua Portuguesa é tema de oficinas ofertadas no Campus Calama

Publicado: Terça, 03 de Março de 2020, 19h10 | Última atualização em Terça, 03 de Março de 2020, 19h10 | Acessos: 15665

3 OFICINA ARTIGO CIENTÍFICO PÚBLICO EXTERNOO projeto “Oficinas de elaboração de trabalhos acadêmicos e de Língua Portuguesa: uma ação integradora entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão” foi aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama no ano de 2019. A temática e o problema do projeto surgiram da necessidade de elaborar trabalhos acadêmicos quando foi ministrada a disciplina “Metodologia do trabalho científico” no Curso de Licenciatura em Física da unidade.

Na Coordenação e execução, a equipe formada pelos professores Iza Reis Gomes Ortiz, Elaine Auxiliadora Pereira, José Famir Apontes da Silva, Ricardo Bussons da Silva, a técnica em assuntos Educacionais Sonia Maria Dias Paracampos, a bolsista Solange do Nascimento Victor e o colaborador Anderson Alves Araújo, elaboraram materiais e ofereceram oficinas às comunidades interna e externa. Foram ofertadas 6 oficinas no mês de novembro e na primeira semana de dezembro, sendo uma fora do Campus Porto Velho Calama. O total de alunos atendidos foi de 102 entre nível médio, graduação e pós-graduação.

Segundo a coordenação do projeto, detectou-se que não havia até o momento diretrizes e ações para que os alunos pudessem elaborar seus projetos e artigos. A partir disso, foi proposto um projeto de pesquisa com perspectiva de construção e aplicação de oficinas para que os discentes da graduação pudessem ter conhecimento e material para os trabalhos acadêmicos. E através do projeto desenvolver ações que ligassem e fomentassem as atividades de escrita no ensino, na pesquisa e na extensão, oportunizando a participação dos servidores e dos discentes.

Metodologia

A metodologia de aplicação do projeto deu-se através de oficinas na área da Língua Portuguesa e dos trabalhos científicos realizadas nos meses de outubro e novembro de 2019. Desta forma, propusemos uma organização e oferta de oficinas para os acadêmicos em geral na elaboração de projetos de pesquisa e artigos científicos. O projeto foi aprovado por meio do Edital nº 18/2019/PVCAL-CGAB/IFRO do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO/Campus Porto Velho Calama.

Na aplicação relacionada ao ensino, foram realizadas ações ligadas ao uso da Língua Portuguesa nas mais diversas produções acadêmicas, proporcionando conhecimento e prática em conteúdos específicos, como uso da crase, concordância nominal e verbal, uso de conectivos, produção e interpretação de textos e acentuação. Ações relacionadas à extensão foram pontuadas em minicursos ofertados aos públicos interno e externo que quisessem aprender a elaborar trabalhados acadêmicos, como resenha, resumo, artigo científico e projeto de pesquisa. A pesquisa foi a linha que perpassou todas as outras para que fossem realizadas as relações entre as ações e o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.

Resultados

Um dos resultados deste projeto foi a promoção e o desenvolvimento de metodologias e processos inovadores propondo alternativas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em relação às produções acadêmicas que envolvem o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Segundo a professora Iza Reis Gomes Ortiz, “[...] a formação do graduando requer um aprofundamento na pesquisa. Promover a formação de um pesquisador com senso crítico para a realidade social que nos envolve também fez parte das ações deste projeto. Através deste, instrumentalizamos os discentes com ferramentas científicas na intenção de produzirem pesquisas com qualidade de conteúdo e também de estrutura e apresentação. Avaliamos a oferta das oficinas como muito positiva, pois tivemos um público bem variado e de diversas áreas: Letras, Pedagogia, História, Informática, Engenharia Civil, Física e área da Saúde. Pretendemos continuar com a oferta destas oficinas em outro projeto em andamento que se intitula NUPEEC – Núcleo de pesquisa e Extensão em Escrita Científica, já aprovado em EDITAL Nº 14/2019/REIT - PROEX/IFRO.”

• 1_OFICINA_-_LÍNGUA_PORTUGUESA_-_DISSERTAÇÃO
  • 1_OFICINA_ARTIGO_CIENTÍFICO_-_PÚBLICO_EXTERNO
  • 1_OFICINA_ARTIGO_CIENTÍFICO_-_PÚBLICO_INTERNO_E_EXTERNO
  • 1_OFICINA_EDIÇÃO_DE_TEXTO_EM_EDITOR_LATEX