Campus Porto Velho Calama recepciona estudantes com apresentação de assistência ao educando

Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 18h11 | Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 18h11 | Acessos: 31232

Recepção estudantes calama 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realizou semana de integração discente com apresentação de ações de assistência ao educando aos novos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Realizada pelo DEPAE (Departamento de Assistência ao Educando), no dia 12 de fevereiro, o evento teve por objetivo apresentar as ações e os serviços prestados pela equipe biopsicossocial, formada por orientadoras, assistente social, enfermeiro, psicóloga e assistentes de alunos. Foi realizada pelo Assistente Social uma intervenção intitulada “Receita de Sucesso do IFRO”.

O Assistente Social, Junior Cezar da Silva, explica que a “Receita de Sucesso do IFRO” foi pensada como intervenção considerando a vivência do serviço social com os estudantes, que por meio de escuta foi possível identificar algumas necessidades desses estudantes durante a passagem pelo Campus Porto Velho Calama. A rotina diária de estudo nos cursos do IFRO é um desafio, exigindo dos estudantes algumas adaptações e também renúncias, esse processo tão complexo é vivido em sua maioria das vezes durante a adolescência, fase de transformação, questionamento e consolidação de princípios.

Os ingredientes da “Receita de Sucesso do IFRO” trabalhada com os primeiros anos foram: sonhos, pois eles alimentam a nossa vontade de alcançar um objetivo; persistência, que é aquela teimosia que não nos deixa desistir em meio às dificuldades; empatia todo dia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e discordar é saudável, pois durante a convivência diária em sala de aula é natural que os estudantes discordem uns dos outros, porém o respeito deve prevalecer evitando assim conflitos entre eles.

Segundo a estudante do Curso Técnico em Química, Yasmin Mendez, no encontro com a equipe do DEPAE foi falado sobre o departamento, como funciona e como pode ajudar. Yasmin considerou importante conhecer sobre as ações que o Departamento realiza. “Sobre as salas, a da saúde, e que eles já estão preparados para nos receber e nos ajudar no que puderem. Essas informações contribuirão para o meu desenvolvimento pessoal e social, pois eles irão me ajudar a me envolver mais com a escola, com meus colegas de sala, a tirar as minhas dúvidas sobre os editais da Assistência Estudantil e eles irão me ajudar se algo acontecer comigo, seja em relação a minha saúde ou outro problema”, diz.

O estudante do Técnico em Informática, Henrique Lopes de Barros, comenta que a atividade representou a oportunidade de ser instruído sobre áreas que não tinha informações e onde buscar apoio no IFRO. Ana Jhully Soares Guaribano, do Curso Técnico em Química, afirma ter sido uma grande colaboração para a sua turma em todos os sentidos. “Eu achei bem interessante pelo fato da equipe ter sido bem empática, no sentido de saber que somos humanos, ou seja, nós erramos, temos dificuldades, e que isso é normal. Um dos pontos que a equipe deixou bem claro foi que quaisquer dúvidas que tivermos devemos perguntar, pois estão lá para nos ajudar e o que acontecer no sentido de desrespeito moral devemos avisá-los porque isso é inadmissível no IFRO. A equipe do DEPAE retratou as informações de forma bem objetiva, e é claro que elas em si são muito importantes. Logo, no sentido de desenvolvimento pessoal essas informações e dicas passadas para minha turma são de fato bem valiosas, pois quaisquer dúvidas que tivermos se procurarmos o conhecimento sobre tal nos serão esclarecidas, se tivermos dificuldades em matérias específicas, simplesmente devemos procurar a orientação do professor ou algum superior”.

A estudante do Técnico em Química, Kechelen Vitória Zaire dos Santos, conta ter se sentido apoiada pelo Instituto. “Saber que tenho um departamento em minha escola que se preocupa com o meu bem-estar físico e emocional é de vital importância para mim. A instituição mostrou se importar e que estaria comigo até o final dessa caminhada. Sempre me apeguei à ideia que diz que o apoio gera pessoas proativas e produtivas. Essas informações estarão sempre comigo, logo, saberei como lidar com conflitos futuros. Com o passar do tempo irei crescer como pessoa tendo consciência dos meus deveres. Como um todo, isso vai agregar valor significativo em relação à convivência e respeito”, acrescenta.

Com a realização da atividade, a Assistente de Alunos Elaine Márcia realça que o DEPAE “tem primado em construir um relacionamento de respeito nesse processo de assistência ao educando, humanizando e enxergando o discente como um todo, um ser que tem uma vida fora dos muros do campus que interfere diretamente em seu desenvolvimento acadêmico e este atendimento humanizado que a equipe do Departamento de Assistência ao Educando tem prestado ao seu público visa contribuir de forma direta na formação humana e cidadã dos nossos discentes”.

• Recepção_estudantes_calama_1
  • Recepção_estudantes_calama_2