Campus Porto Velho Calama inicia atividades do Programa de Educação Emocional

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 18h09 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 18h09 | Acessos: 30692

Campus Calama Programa de Educação Emocional 1

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos primeiros anos do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Calama, participaram de atividades do Programa de Educação Emocional. A ação foi iniciada no dia 11 de fevereiro.

Serão desenvolvidas cinco oficinas, uma por semana. No período de 11 a 14 de fevereiro, foram desenvolvidas nas turmas dos primeiros anos do integrado, matutino e vespertino, a primeira oficina do Projeto Orientação e Planejamento de Estudos, intitulada Tempo e História de Vida. São responsáveis pela execução as orientadoras educacionais Ingrid Suelen Soares de Carvalho e Livia Catarina Matoso dos Santos, a Intérprete de Libras Nathali Fernanda Machado Silva e a Assistente de Alunos Elaine Márcia Souza Rosa.

“Considero que as atividades propostas no programa de Educação Emocional do IFRO tem um grande potencial para ajudar todos os nossos alunos a superarem os desafios inerentes ao processo de ensino e aprendizagem. Estou contente com os resultados que tivemos com os alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos. Cuidar do emocional é também papel da escola e eu como orientadora incentivo esta ação”, analisa Livia.

O Programa de Educação Emocional do IFRO visa desenvolver ações de educação emocional com vistas à promoção da saúde mental e o efetivo acompanhamento de estudantes em situação de adoecimento psíquico e vítimas de violência. No programa é proposto o desenvolvimento de três eixos, no primeiro trabalha ações em educação emocional, em que serão desenvolvidos os projetos de Habilidades para a Vida, Orientação e Planejamento de Estudos e Escola da Família. No segundo são as ações para acompanhamento de estudantes identificados em processo de adoecimento psíquico e vítimas de violência. E no terceiro eixo se encontram as ações complementares.

Segundo a estudante do Técnico em Eletrotécnica, Vanessa Ogliar Marques, “as atividades da oficina representaram uma ajuda de como administrar meu tempo e irão contribuir para meu desenvolvimento pessoal e social, pois me fez querer dominar o meu tempo”. Iniciando o Curso Técnico em Química, João Emanoel Schmueller disse que foi possível perceber com a atividade da Oficina sobre Tempo e Qualidade de Vida uma preocupação do Instituto com a melhor administração do tempo e a educação emocional dos alunos. “Este aprendizado sobre a organização que iremos desenvolver servirá para a nossa vida acadêmica e iremos levar para o resto da vida”, afirmou.

As atividades dos Projetos Habilidades para a vida serão desenvolvidas pela Psicóloga Maria Rosimére Salviano de Moura, que presidiu a comissão de elaboração do Programa de Educação Emocional do IFRO, e o projeto Escola da Família será coordenado pelo Assistente Social Junior Cezar da Silva, pelo Coordenador do DEPAE (Departamento de Assistência ao Educando) David Mourão Lopes, e pela Assistente de Alunos Elaine Márcia Souza Rosa. A previsão é que todas as atividades sejam desenvolvidas neste primeiro semestre do ano letivo.

Para Jaine Silva, do Técnico em Edificações, a atividade representou a importância e preocupação com os alunos do IFRO. “O importante é que muitos alunos podem se sentir mais à vontade na escola com essa atividade e bem mais organizados. Esta oficina contribuiu muito para o meu desenvolvimento pessoal por não ter todas essas atividades no meu dia a dia, fora da escola. Quando chego na escola fico bem melhor mesmo sabendo que vou ter muitas tarefas, trabalhos para fazer e mesmo assim esquecer de alguns problemas lá fora”, comentou.

Conforme o estudante do Técnico em Química, Matheus Henrique Borba Morais, o Programa de Educação Emocional mostra-se um dos fundamentos educacionais mais necessários dentro do IFRO, ajudando os estudantes a fazerem melhores escolhas que facilitam suas rotinas, planejando os horários dos deveres, separando o mais importante do que você pode descartar no momento.

“Achei muito interessante ter esse tipo de atividade na escola, pois isso é importante para os alunos. Quando os alunos têm problemas psicológicos, problemas em casa que às vezes o aluno não tem ajuda, quando ele tem isso na escola é super importante! Esta oficina me ajudou a deixar as coisas desnecessárias de lado, apredi a separar certas coisas para ganhar mais tempo para estudar”, finaliza Jhully Nóbrega de Araújo, do Curso Técnico em Edificações.