Diretoria de Engenharia faz palestra no Campus Porto Velho Calama

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 17h42 | Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 18h28 | Acessos: 34537

Palestra Campus Calama

A Diretoria de Engenharia e Infraestrutura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (DEINF/IFRO) enviou representante à I Semana das Engenharias do Campus Porto Velho Calama. O evento ocorreu de 26 a 30 de novembro, com a participação de discentes e docentes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia Civil do próprio IFRO, mais o público externo.

Na Palestra sobre Acessibilidade, realizada no dia 27/11, o Engenheiro Civil Paulo Gustavo Batista Teixeira falou aos acadêmicos da área. Ele explicou que a ideia foi de desenvolvimento técnico dos alunos e da instituição, abrangendo profissionais de engenharia e arquitetura, alunos dos cursos das engenharias e do Técnico em Edificações do IFRO.

“A palestra foi importante para mostrar aos alunos as legislações existentes sobre a acessibilidade, o conceito de desenho universal e seus princípios, detalhes das normas técnicas que abrangem o assunto, e, além disso, a conscientização sobre as barreiras ainda existentes. Foi alertado para a carência de profissionais específicos da área atuantes no mercado regional e do possível nicho de trabalho para os alunos que estão se formando”.

No âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/IFRO), com vigência de 2018-2022, o Instituto Federal de Rondônia possui um compromisso social com relação à cultura inclusiva, propondo diversas ações para a participação de pessoas com defciência ou necessidade especial em suas unidades, oferecendo atendimento diferenciado, desde o acesso físico, e moldando seus recursos pedagógicos para atender a comunidade com a melhor qualidade possível.

A instituição vem buscando readequar seus ambientes físicos, bem como novas tecnologias que forneçam a melhoria adequada aos seus espaços com vistas à inclusão social. Sendo que a DEINF está coordenando a elaboração de um Manual Padronizado de Acessibilidade nos Ambientes do IFRO, atendendo à legislação vigente. A ação faz parte do Plano de Acessibilidade, que integra o item 7.5 do PDI no que se refere ao “Plano de promoção de acessibilidade e de atendimento diferenciado a pessoas com necessidades específicas”.