Complexo Esportivo está pronto para receber atividades culturais e esportivas no Campus Porto Velho Calama

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 18h03 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 15h38 | Acessos: 22497

Inauguração do Complexo Esportivo do Campus Calama e Visita Setec MEC 15O Complexo Esportivo do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Calama, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (2). A comunidade interna e externa prestigiou a solenidade, que iniciou com a apresentação “Duo de Piano e Flauta Doce”, do aluno do Curso Técnico em Edificações, Érick Gabriel Viana, com o acompanhamento do Professor de Música Marcelo Caires Luz.

A área do complexo é de 5.898,70 m² e investimento superior a R$ 4,6 milhões, com aporte de recursos vindos totalmente do Ministério da Educação (MEC). A obra teve início de construção em fevereiro de 2018 e término em outubro de 2019. “O Complexo Esportivo foi elaborado e projetado por professores: planejado por quem vai usar no dia a dia”, reforçou o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite.

O Complexo Poliesportivo possui duas quadras de futsal, duas quadras de basquete, duas quadras de vôlei em piso cimentado, duas quadras de vôlei de areia, uma pista de salto da modalidade de atletismo, sala de artes marciais, banheiros masculino e feminino, vestiários masculino e feminino, academia de ginástica, sala para depósito, sala de avaliação física, arquibancada em alvenaria para 600 pessoas e alambrado em tela de nylon. Há também calçadas com rampas de acessibilidade e piso podotátil.

“Foi construído para a sociedade”, realçou Uberlando Leite, que fez o chamado “envolvam os nossos alunos e a comunidade, e usem esse ambiente”. A finalidade do Complexo Poliesportivo do Campus Porto Velho Calama é de atender às necessidades básicas e estruturais das instalações do campus, visando, sobretudo, gerar condições de trabalho pedagógico apropriadas aos alunos e servidores, como também, aumentar a qualidade das atividades desenvolvidas.

Segundo o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), Ariosto Antunes Culau, a obra é também um serviço oferecido à população na consolidação da Rede Federal na região. “Fortalece a presença da União no estado de Rondônia, uma oferta de uma educação profissional de qualidade não só para alunos, mas para a comunidade de Porto Velho. A abertura de um espaço que é o complexo esportivo com quadras que vai possibilitar a realização de eventos culturais e esportivos. É uma obra não só para o Instituto, mas para toda a comunidade de Porto Velho”.

No Campus Porto Velho Calama outros dois blocos serão construídos para atendimento de novas salas de aulas e laboratórios para os cursos. Conforme dados do MEC, em 2019, a Rede Federal está composta por 41 instituições, sendo ao todo 661 unidades distribuídas por todo o País. Neste ano, 354 obras estavam em andamento e outras 84 obras foram retomadas pelo Ministério da Educação.

Para o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio, “a Região Norte ainda tem muito a contribuir com o Brasil. E o IFRO é referencial nesta promoção da oferta qualificada para a comunidade”. Em sua fala, o diretor ainda fez homenagem a servidores que contribuíram para a conquista de um complexo do porte do construído no campus: Marcos Atiles, Adel Rayol, Allan Rodrigues, Israel Barros, Miralba Uchoa e Antonio Junior.

Em vídeo, a Professora de Educação Física, Iranira Geminiano de Melo, representou os demais docentes que atuaram ou estão em atuação na unidade. “Somos destemidos pioneiros”, explicou mostrando o trabalho realizado e as equipes esportivas já constituídas em várias modalidades e que estavam treinando em espaços cedidos por outras instituições de ensino. Para 2020, estão agendadas pelo menos 48 aulas semanais no novo espaço, além dos horários para treinamentos das equipes (vôlei, basquete, atletismo, handebol e outros), projetos de extensão, atividades de qualidade de vida dos servidores e todo atendimento à demanda externa.

O Professor Olakson Pedrosa complementou que as palavras que melhor descreviam o dia eram “satisfação”, “trabalho” e “emoção”. Ainda nas palavras do docente, o Instituto Federal fazia o compromisso de fazer mais e melhor: “nossa maior satisfação é o atendimento à comunidade”.

Também compuseram a mesa de abertura o Deputado Federal Coronel Chrisóstomo e o Reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ari Miguel Teixeira Ott. Eles parabenizaram ao Instituto Federal e se colocaram como parceiros pela educação no estado de Rondônia.

Na cerimônia, o Hino Nacional Brasileiro e mais três músicas nacionais foram interpretadas pelo Grupo Vocal Vozes do Calama, sob a regência do professor Marcelo Caires. Houve ainda apresentação do Grupo de Dança ACE, também do Campus Porto Velho Calama. E depois de descerrada a placa de inauguração, iniciaram as demonstrações esportivas de alunos nas atividades Professores x Alunos, Torneio de Basquete Trinca, Jogo de Vôlei e Jogo de Handebol.

• Inauguração_do_Complexo_Esportivo_do_Campus_Calama_e_Visita_Setec_MEC_1
  • Inauguração_do_Complexo_Esportivo_do_Campus_Calama_e_Visita_Setec_MEC_10