Campus Porto Velho Calama inaugura complexo poliesportivo

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 12h11 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 15h38 | Acessos: 16629

Complexo Poliesportivo 3O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Calama, realiza nesta segunda-feira (2), às 10 horas, a inauguração do Complexo Esportivo, localizado na Avenida Calama 4.985, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho (RO). Iniciada em fevereiro de 2018, a obra teve investimento total de R$ 4.663.836,58.

Na oportunidade estarão presentes o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), Ariosto Culau, o Reitor do IFRO Uberlando Tiburtino Leite e o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio.

A obra de grande porte possui duas quadras poliesportivas sobre a mesma cobertura e foi construída seguindo requisitos de acessibilidade e possui paisagismo para um melhor aproveitamento de seus futuros usuários. Além das duas quadras de futsal, duas quadras de basquete, duas quadras de vôlei em piso cimentado, duas quadras de vôlei de areia e uma quadra de pista de salto em distância, há ainda salas de ginástica, de artes marciais, academia de ginástica, entre outros.

Para o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio, o complexo esportivo “é de suma importância para nossos alunos desenvolverem a plenitude das práticas esportivas. Teremos espaços múltiplos: sala de dança, atletismo, quadras poliesportivas etc. Teremos também um espaço propício para nossos servidores serem estimulados a praticar esportes. A comunidade toda ganha com uma obra dessa magnitude”.

Segundo a Diretora de Engenharia do IFRO, Miralba Uchôa de Carvalho, “os autores dos projetos da obra são servidores do quadro efetivos do Instituto Federal de Rondônia, que além de elaborarem os projetos deram todo o suporte necessário na execução do objeto”. A empresa contratada foi a Construtora Roberto Passarini.

“A obra de construção do complexo Poliesportiva do IFRO Campus Porto Velho Calama encontra-se pronta para inauguração, conforme agendado para o dia 02/12/2019. E certamente irá atender as expectativas da comunidade como um todo”, afirma o Membro da Comissão de Fiscalização, Israel da Silva Barros.

Construção

A obra do Complexo Poliesportivo do Campus Porto Velho Calama é composta por um ginásio Poliesportivo em alveraria de blocos de concreto, elementos vazados e estrutura de concreto, piso em granilite com pintura e demarcação em tinta epóxi, cobertura em estrutura metálica com telhamento metálico.

Conforme o Professor de Educação Física do Campus Porto Velho Calama, Olakson Pinto Pedrosa, o novo espaço “oportunizará trabalhar não só com nossos alunos, mas teremos um ambiente adequado para levarmos até a comunidade de usufruir desse espaço magnífico. Obrigado a todos que se empenharam para que esse sonho se tornasse realidade”.

Complexo Poliesportivo 1O total da área interna é superior a 2,9 mil m², mesma proporção destinada à externa, alcançando uma área total de 5.898,67m². Na área externa possui duas quadras de areia, uma pista de salto em distância, duas tabelas para treinos de basquetes e paisagismo.

O Ginásio contará com arquibancadas para aproximadamente 680 pessoas; sala de ginástica (49,29m²); sala de artes marciais (49,29m²); sala de avaliação (11,29m²); depósito (31,75m²); banheiros feminino (25,40m²) e masculino (25,40m²); vestiários masculino (54,45m²); vestiários feminino (54,45m²); academia (54,49m²) e quadra de esportes (1.296,00m²).

A Estudante do Curso Técnico em Química, Anne Caroline, é atleta da modalidade basquete e diz ficar feliz com a conclusão da obra. “É bom ter um espaço para treinar, não precisa sair da escola, correr riscos de se locomover até outra instituição de ensino. E os esportes ajudam muito no estudo em geral”, afirma.

Também do Técnico em Química, Anne Beatriz, fala que permitirá “maior difusão de modalidades esportivas no campus, agora não serão apenas futsal ou vôlei, mas também serão abertas possibilidades para as artes marciais, dança, ou até mesmo com a academia. Os discentes poderão ter mais liberdade quanto ao que se sentem mais confortáveis a realizar. Não será capaz apenas de beneficiar a comunidade interna, quanto também a externa, porque outras escolas e outras pessoas poderão utilizar nossos espaços”.

Sancleir Orlandes está concluindo o Técnico em Eletrotécnica na modalidade Integrado ao Ensino Médio. Ele, que é integrante do grupo de Dança do Campus juntamente com Anne Beatriz, diz: “o Complexo Poliesportivo do Campus Calama é importante não só para os atletas que vão participar, mas também para os professores e comunidade, porque por meio dele serão desenvolvidos vários projetos, não só os ligados ao esporte”.

• Complexo_Poliesportivo_1
  • Complexo_Poliesportivo_2