Alunas do Campus Porto Velho Calama participam do Mind the Gap da Google em MG

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 12h46 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 12h46 | Acessos: 1474

Estudantes do Calama em evento em BH MG Google 4Quatro estudantes do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Calama, participaram do projeto Mind the Gap da empresa Google. As participantes eram meninas que cursam o Ensino Médio de todo o país. O evento foi no escritório da Google em Belo Horizonte (MG), dias 30/10 e 1/11, realizado em parceria com o programa de voluntariado Google que visa estimular o interesse de meninas pela área da engenharia ou relacionadas às exatas.

A representação fortalece as atividades do IFRO, que se torna cada vez mais protagonistas de ações inovadores do Brasil e do mundo. “Participar do Mind the Gap 2019 foi, sem dúvidas, uma experiência muito enriquecedora. Possibilitou um maior contato com a área de T.I. e me mostrou outro lado que eu não conhecia. Foram dois dias de evento muito intensos onde conhecemos a sede da Google em Belo Horizonte e o Departamento de Ciência da Computação - DCC da UFMG. O evento mudou completamente minha perspectiva de vida e eu só tenho a agradecer ao IFRO por me proporcionar a oportunidade de representar o meu estado, juntamente com essas três garotas incríveis e a Google por realizar esse evento extraordinário que abre portas para meninas de todo o Brasil”, afirmou Lezia Maria Silva Lima, que cursa o segundo ano do Técnico em Edificações no Campus Porto Velho Calama.

Rithely de Aquino dos Santos é do segundo ano do Técnico em Química e também considerou incrível a participação.  “Meu maior sonho sempre foi contribuir para o mundo da ciência trabalhando na área da genética. Ter participado do Mind the Gap foi uma experiência única, pois lá conheci pessoas que trabalham nesta área, e melhor, entendi que posso ampliar um sonho já existente e me tornar uma geneticista da computação. O evento mudou completamente o meu ver sobre o que seguir no futuro, foi uma sensação única de se encontrar em algo, espero que outras meninas possam ter a mesma oportunidade que eu tive”.

Para Maria Eduarda Almeida Lustosa, do segundo ano do Técnico em Informática, foi uma experiência maravilhosa. “Pudemos conhecer mulheres tão incríveis e entender a importância da nossa presença na área tecnológica, a importância da representatividade e da diversidade, o que abriu nossa mente para um mundo novo, no qual somos capazes de fazer parte da grande evolução tecnológica que nos cerca. Só tenho a agradecer ao IFRO e as ideias do futuro por essa oportunidade”.

Milene Moreno da Silva, do segundo ano do Técnico em Eletrotécnica, complementa: “para mim foi a realização de um sonho, conhecer tudo que o meu curso pode oferecer e poder reafirmar a ideia de que informática está envolvida em tudo só reforçou a minha vontade de permanecer na área. Assim como fortificou o meu orgulho e reacendeu a minha identidade, além de eu passar a me reconhecer como uma mulher da área de T.I. Esse evento foi tudo para mim, estou realizada”.

A iniciativa faz parte do Instituto Ideias de Futuro que tem como missão reduzir a desigualdade de oportunidades para crianças e jovens de baixa renda, impactando de forma significativa a educação pública, pela promoção do empreendedorismo, da tecnologia, e da inovação no ambiente escolar.

• Estudantes_do_Calama_em_evento_em_BH-MG_-_Google_1
  • Estudantes_do_Calama_em_evento_em_BH-MG_-_Google_2