Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO realiza exames de qualificação do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 09h39 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2019, 09h42 | Acessos: 1497

IFRO ProfEPT qualificações 3

Na primeira quinzena do mês de agosto o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, sediou as primeiras bancas de qualificação das pesquisas dos estudantes do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

No dia 6 de agosto de 2019 ocorreram os exames de qualificação dos estudantes Eudes Neves da Silva Santana e Jacson Miler Vidal de Souza. Ambos são orientados pelo professor doutor Alexandre Santos de Oliveira. Eudes Neves Santana é bacharel e especialista em direito, trabalha como analista judiciário do Ministério Público Federal, onde também é responsável pelo acompanhamento pedagógico dos estagiários, trabalho que o motivou a ingressar no ProfEPT e a desenvolver a pesquisa “Estágio supervisionado e o trabalho como princípio educativo: um estudo de caso no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRO – Campus Porto Velho Calama”. Jacson Miler Vidal de Souza, por sua vez, é engenheiro civil e professor, foi bolsista destaque do programa Ciência sem Fronteiras e trabalha, no âmbito do ProfEPT, no desenvolvimento de uma “Sequência Didática com a utilização do Mola-Model na disciplina de Estabilidade das Construções”.

No dia 7 de agosto foi a vez da acadêmica Jéssica Bispo Blasques submeter ao exame de qualificação sua pesquisa intitulada “Atribuições do Técnico em Edificações: Panorama de uma autoavaliação dos Estudantes e Profissionais”, orientada pela professora doutora Josélia Fontenele Batista. Jéssica Batista reside em Pimenta Bueno e trabalha como Assistente em Administração da Universidade Federal de Rondônia – Campus Cacoal.

No dia 12 ocorreu a apresentação do trabalho de Simone Leite de Freitas, pedagoga e professora da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC/RO. Simone reside em Rolim de Moura e desenvolve a pesquisa denominada “O impacto do projeto Empoderamento da Mulher na vida das egressas do curso FIC de Corte e Costura ofertado no município de Primavera de Rondônia”. A pesquisa é orientada pela professora doutora Xênia de Castro Barbosa.

 Na manhã do dia 13 de agosto a acadêmica Maria Aparecida Xavier Silva, servidora do Instituto Federal de Roraima, submeteu à banca a pesquisa de mestrado que vem desenvolvendo no Campus Amajari do IFRR: “Estudantes Indígenas do IFRR/Campus Amajari: Aspectos Culturais e Metodológicos no Processo de Aprendizagem”, a qual conta com a orientação acadêmica da professora Lediane Fani Felzke. No turno vespertino do dia 13 de agosto o trabalho avaliado foi o do acadêmico Augusto Rodrigues de Sousa, com o tema “As relações étnico-raciais e o ensino de filosofia no Ensino Médio Integrado”.

O Coordenador Local do ProfEPT, professor doutor Marcio Rodrigues Miranda, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados como o ponto forte do Programa. “As pesquisas realizadas pela primeira turma de mestrado têm se mostrado bem atualizadas e inseridas no contexto da observação crítica e intervencionista, contribuindo para o desenvolvimento do Ensino Profissional e Tecnológico”, avaliou.  

O Diretor-Geral do Campus, professor Leonardo Pereira Leocádio, desejou sucesso a todos os mestrandos e mestrandas e afirmou que o Campus está de portas abertas para receber os pesquisadores e os produtos educacionais que estão desenvolvendo. “Com certeza esses produtos trarão melhorias no processo de ensino-aprendizagem e nos auxiliarão a ampliar nossos horizontes pedagógicos. É muito relevante a contribuição do ProfEPT para nossa instituição, como um todo”, ressaltou.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/09-Setembro-2019/02-09-19/profept

 

Fim do conteúdo da página