Eclipse é acompanhado por estudantes do Campus Porto Velho Calama

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 14h36 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 15h17 | Acessos: 859

Campus Calama Eclipse 5

O eclipse solar do dia 2 de julho foi acompanhado por estudantes do Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. A atividade foi orientada pelos Professores Celso José Roberto Soares Júnior e Hualan Patrício Pacheco e servidores do Campus Calama.  Participaram alunos do 2º ano de Edificações, modalidade integrado ao Ensino Médio.

O eclipse solar é o fenômeno de ocultação parcial ou total do Sol pelo satélite natural da Terra: a Lua. Em Porto Velho, a cobertura do disco solar foi de aproximadamente 20%. Esse foi o único eclipse solar do ano 2019 e pôde ser visto no Brasil, sendo necessário tomar alguns cuidados para não ter danos permanentes na retina e outras partes do sistema de visão. Por serem fenômenos raros em certas localidades, todas as vezes que ocorrem são cercados de mistérios e lendas que remontam desde povos antigos.

Pensando nisso, os Professores Hualan e Celso disponibilizaram equipamentos para a visualização do fenômeno no espaço do estacionamento do Campus Porto Velho Calama para que alunos e servidores pudessem apreciar o raro fenômeno que ocorreu na tarde desta terça-feira.

Aproximadamente 80 pessoas puderam observar e registrar com celulares o momento do eclipse. “Atividades como estas fomentam a prática científica e a criação de espaços não formais na educação, permitindo que os discentes despertem dentro de si o interesse pela prática em astronomia”, afirmam os docentes.

• Campus_Calama_-_Eclipse
  • Campus_Calama_-_Eclipse_1