Campus Calama certifica concluintes dos cursos FIC Cuidador Infantil e Cuidador de Idoso
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realizou, nos dias 16 e 17 de maio, a certificação das concluintes dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) Cuidador Infantil e Cuidador de Idoso, ofertados através do Projeto Empoderamento da Mulher. As cerimônias ocorreram do auditório da unidade.
A certificação contou com a presença do Reitor Substituto, Carlos Henrique dos Santos, do Diretor do Campus Porto Velho Calama, Antônio dos Santos Junior, da Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, da Diretora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, Gentileza de Brito, da Secretária de Assistência Social e Família, Ana Maria Negreiros, do Coordenador do Curso no Campus Zona Norte, Alberto Bruno de Oliveira Viana e da Coordenadora do Curso no Campus Calama, Leila Candido dos Reis.
A Professora Marcilene Agostinho Martins parabenizou as concluintes do Curso de Cuidador de Idoso. “Vocês são a esperança e a garantia de um futuro melhor para nós, vocês são o exemplo, vocês são a força, a garra e o poder! Nesse período em que estivemos juntas eu ensinei técnicas de como cuidar de idosos, mas aprendi, com cada uma de vocês, a ser mulher e a ser uma mulher empoderada. Sou grata”, comemorou.
Leila Cândido dos Reis destacou que “O Projeto Empoderamento da Mulher não é apenas uma forma de profissionalizar mulheres. O projeto vai além de tudo isso, pois auxilia essas mulheres a enxergar o potencial dentro delas, liberta a mente das barreiras emocionais por meio da interação de experiências vivenciadas e dos conhecimentos ministrados dentro e fora das salas de aulas”.
A Professora Andreia Nunes alertou para o aumento da população idosa no Brasil e sobre a importância de ter pessoas capacitadas para cuidar desta parcela da sociedade. “Estima-se que em 2020 a população de idosos será de 32 milhões. Queremos que essa população envelheça com saúde e qualidade de vida e a atividade física tem seu papel essencial nesse processo. Tenho absoluta certeza que essa turma desenvolverá um excelente trabalho nesse sentido, de ajudar esses idosos a ter um estilo de vida mais saudável e mais ativo. Enfim, muito obrigada a todas pelo carinho, pela troca de experiência e pela dedicação de vocês nas aulas práticas e teóricas que tivemos. Espero ter contribuído para o sucesso de cada uma de vocês”, disse.
Uma das concluintes do Curso de Cuidador de Idoso foi Maria Jucelandia Zambiazzi. “Foi maravilhoso o tempo em que estivemos unidas, foi um período no qual descobrimos e até conhecemos as lutas e dores uma das outras. Vivemos intensamente muitos momentos alegres, produtivos, positivos e inesquecíveis. Momentos esses que sabemos permanecerão em nossas vidas como uma marca muito agradável em nossos corações. Agora é o início desta nova jornada. Estamos sim empoderadas”, falou.
Sobre o Projeto
Os cursos fazem parte do Projeto Empoderamento da Mulher, uma ação do IFRO em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM), e tem como objetivo oferecer formação inicial e continuada a mulheres em vulnerabilidade social dos territórios da Cidadania e Identidade Rural do estado de Rondônia, buscando ampliar a empregabilidade das mulheres na região, além de permitir o desenvolvimento de características empreendedoras, a autonomia e a emancipação das mulheres daquelas localidades.
Redes Sociais